×

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER | Professor faz piada com violência contra a mulher: "se estupro é inevitável, relaxe e aproveite"

Um professor da rede privada no Paraná disse para seus alunos de engenharia de produção: “É algo, meu amigo, que você tem que se adaptar. Desculpe, meninas. Sei que é chulo o que vou dizer, mas é aquele ditado: se o estupro é inevitável e eminente, relaxe e aproveite”.

segunda-feira 22 de março de 2021 | Edição do dia

Durante a aula de ergonomia, o professor de Uniguaçu Centro Universitário, de União da Vitória, na região sul do Paraná, fez o comentário para exemplificar uma situação onde empresas demitem pessoas que não se adaptam às novas tecnologias.

Os casos de feminicídio e violência doméstica durante a pandemia e o isolamento social aumentaram exponencialmente no Brasil e no mundo. Em março de 2020, houve um aumento de 46% de feminicídios apenas em São Paulo e, só no Mato Grosso, um aumento de 400%. Durante abril, a taxa de violência doméstica no Rio de Janeiro cresceu em 50% e, em agosto de 2020, estudos apontaram um crescimento de 169,2% no Rio Grande do Norte.

Em outubro de 2020, o Rio Grande do Sul, quase vizinho do estado do Paraná de onde surgiu o comentário do professor, foi oficializado como o 4º estado com o maior número de vítimas de feminicídio no Brasil.

Veja também: Durante isolamento social, casos de violência doméstica no RN aumenta em 169,2%

RS é o 4° estado com maior n° de feminicidio: basta de violência contra as mulheres!

Em diversos estados de países como a China e Estados Unidos apresentaram também maior número de casos e denúncias, incluindo um caso de suicídio de uma mulher chinesa que estava isolada com seu marido abusivo.

Além disso, muitos estados correm o risco de subnotificação de casos devido a pandemia, já que as mulheres não saem de casa para fazer denúncia.

Depois de ser desligado desta e de outra instituição que dava aula, o professor declarou que “ao exemplificar uma situação, foi utilizada expressão popular que, após a devida reflexão, se mostra integralmente inapropriada e que não poderia ser aceita com naturalidade ou indiferença.”

Leia também: A pandemia e a violência contra a mulher

Covid-19 e Violência Doméstica




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias