Cultura

CULTURA

Produtora 202 Filmes lança o projeto da websérie Marxismo em Foco

Produtora independente 202 Filmes, lança o projeto da série de 5 episódios sobre o marxismo revolucionário, passando desde a vida e obra de Marx vida até a história do marxismo no Brasil. Chamamos todos a conhecerem e contribuírem!

sexta-feira 25 de outubro| Edição do dia

O projeto fílmico Marxismo em foco: Uma websérie sobre a teoria revolucionária do proletariado, visa lançar luz aos conceitos mais importantes que balizam a construção teórica de Marx, cujo objetivo é reafirmar a alternativa comunista como a hipótese mais avançada e radical contra a sociedade capitalista e seus pilares estruturais como a exploração laboral, o trabalho alienado, o colapso ambiental, a transformação da vida em mercadoria, o desencanto do mundo, a pobreza, a miséria, a fome, a desigualdade social, as guerras, o patriarcado, o racismo, o valor de uso subjugado ao valor de troca, o ataque aos povos indígenas, em suma, a espoliação e a barbárie da maioria esmagadora do planeta para o benefício de uns poucos capitalistas, banqueiros e agentes do sistema financeiro global. Em uma conjuntura ainda mais perversa em que políticos de extrema direita tem se alçado ao poder em várias partes do mundo, tentando levar a cabo ajustes econômicos para aumentar e assegurar os lucros da elite mundial em detrimento da retirada de direitos, diminuição de salários e precarização do trabalho, reaver a perspectiva marxista de superação do sistema capitalista em sua totalidade se faz ainda mais necessário.

Para tanto este projeto visa a ser uma série de cinco longa metragens em que se mesclam entrevistas, parte documental e ficção, tentando se utilizar do máximo de linguagens para dar conta da amplitude e da profundidade da teoria revolucionária iniciada por Marx, mas desenvolvida e continuada por diversos outros homens e mulheres que em distintas partes do globo lutaram e ainda resistem contra a ilusão de acumulação infinita de capital, cujo lema de fim da história tenta apagar as alternativas de construção de um mundo igualitário e solidário, sem opressões e classes sociais. Sendo a teoria marxista da revolução o fio vermelho que percorre toda a obra, o filme contará com a participação de intelectuais e trabalhadores (as) de diversas tendências socialistas, buscando criar um mosaico de olhares sobre as opções de transformação do mundo, que em sua diversidade e conflito permitam costurar a abrangência e a centralidade da teoria da revolução, como o conceito de originalidade e herança mais valiosa legada pelo escopo marxista. A série se dividirá então desta forma:

1º episódio: Marx, vida e obra.

2º episódio: Revolução Russa.

3º episódio: Marxismo Europeu.

4º episódio: Marxismo na América Latina.

5º episódio: Marxismo no Brasil.

Tal empreitada é levada a cabo pela produtora niteroiense 202 filmes, que em seus quinze anos de existência dentro do cinema independente já realizou treze filmes, entre curtas, longas e médias metragens, tanto dentro do âmbito da cultura, em filmes como O som do Tempo (2017) e De Repente: Poetas de Rua (2009), quanto na denúncia das arbitrariedades efetuadas pelas ditaduras militares do Cone Sul, e a resistência de esquerda contra os governos militares como em El pueblo que falta (2015) e Araguaia, Presente! (2018), também sobre lutas do movimento estudantil em Prévia do Amanhã (2012) e UTOPIA e cidade (2013), além de cobrir manifestações por demandas populares e dar voz a militantes e ativistas sociais do espectro da esquerda em análises de conjuntura e agitação popular.

Para levar adiante o projeto Marxismo em foco: Uma websérie sobre a teoria revolucionária do proletariado, iniciou-se um financiamento colaborativo diretamente no site da 202 filmes, acesse aqui para contribuir. O montante será fundamental tanto para lograr as filmagens das entrevistas e da parte ficcional, incluindo também a trilha sonora, a produção, como equipamentos e deslocamentos, até a montagem e todo o processo envolvido na pós produção, como a divulgação da série. Você poderá escolher um dos valores sugeridos na página da campanha ou digitar o valor de sua preferência e clicar em apoiar campanha.

Se deseja contribuir sugerindo outras formas de apoio e envie uma mensagem diretamente pro Facebook ou pros contatos no site. Sua contribuição é muito importante! Apoie o cinema independente, apoie o cinema revolucionário!




Tópicos relacionados

cultura   /    Marxismo   /    Cultura

Comentários

Comentar