×

OPINIÃO | Prioridades da CUT : Gigante pra defender o governo Dilma e pequena pra apoiar as lutas dos trabalhadores e da juventude

sábado 19 de dezembro de 2015 | 00:00

O numero de pessoas que estiveram no ato do dia 16 em defesa do governo Dilma na cidade de São Paulo chamado pela Frente do povo sem medo, foi um verdadeiro desencontro de informações. De acordo com os organizadores do evento se estima que a manifestação chegou a ter 150 mil manifestantes, mas de acordo com o governo do Estado de São Paulo e a grande mídia se estima que a manifestação chegou a ter 55 mil pessoas.

Apesar de dizer ser contra o ajuste fiscal, o ato que ocorreu no dia 16 só serviu para poder legitimar o governo do PT que está na linha de frente pra poder aplicar os ataques contra a classe trabalhadora. Os setores majoritários como a CUT, CTB, UNE, MST e MTST hoje cumpre o papel de ser transmissão dos interesses do Estado burguês dentro do movimento operário e popular, por isso que fazem de tudo para poder blindar o governo de Dilma.

Neste ano tiveram greves importantes como de professores do Estado de São Paulo, do Estado do Paraná e as ocupações de escolas que ocorreram no Estado de São Paulo mas também em outros Estados em Goiás. A mesma CUT que diz ter colocado 100 mil manifestante na avenida paulista pra apoiar o governo Dilma é a mesma CUT que está na CNTE e que dirige sindicatos importante como da APEOESP em São Paulo e a APP no Paraná.

Porém o mesmo empenho que se viu da CUT pra organizar um ato em defesa do governo Dilma, não se viu para organizar estas lutas. O exemplo mais claro disso foi na greve dos professores de São Paulo e no Paraná que não buscou nenhuma unificação, não colocou os 250 mil manifestante nas ruas pra apoiar os professores e os estudantes secundaristas que realizaram ocupações de escolas, não utilizou seu aparato pra organizar solidariedade pra estas lutas e sequer fez um ato nacional pra denunciar a escandalosa repressão aos professores no Paraná.

A CUT, CTB, UNE, MST e MTST não fazem isso porque o governo do PT que eles tanto defendem está unida com a oposição que eles classificam como ‘’golpista’’ e ‘’’fascista’’ pra poder atacar os trabalhadores e a juventude. Por isso que estes mesmos setores cumprem o papel de contenção das lutas, pois se levassem até o final as batalhas da educação que tiveram no ano de 2015 e isso significa utilizar todo aparato que esta central sindical tem teriam que questionar não somente os governos estaduais do PSDB mas também o governo federal do PT.


Temas

Opinião



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias