×

LUTA POR MORADIA | Prefeitura de São José dos Campos atua contra as ocupações de moradia

sábado 9 de abril de 2016 | Edição do dia

Para evitar que se tenham novas ocupações de moradia, a prefeitura de São José dos Campos está de olho nas ocupações ‘’irregulares’’, principalmente quando foi identificado no final de março um núcleo embrionário montado na Zona Sul da cidade. No ultimo dia 28/03, a demolição de uma casa, que tinha sido construída na região dos Campos dos Alemães provocou confronto entre moradores da região e policia.

A justificativa que a prefeitura usou para atuar novas ocupações é para evitar um "Novo Pinheirinho". A ocupação chamada Pinheirinhos, começou no ano de 2002 e por conta de uma reintegração de posse violenta da Policia Militar terminou no começo do ano de 2012. Na época os moradores ocuparam o terreno do Naji Nahas, grande empresário corrupto que conseguiu esta área de forma ilegal.

O governo federal de Dilma e a prefeitura de São José dos Campos do Carlinhos de Almeida ambos ligados ao PT não conseguem responder o problema da falta de moradia que ocorre na região. O programa minha casa, minha vida além de fazer com que milhares de pessoas esperem anos para receber sua casa, não se trata nada mais do que um financiamento oferecido pela a Caixa Econômica Federal para as pessoas que estão em condição mais precária, onde muitos por conta disso acabam entrando em dividas. Já a prefeitura apenas regularizou 16 bairros diminuindo o número de áreas ‘irregulares’ de 160 para 144.

Após Carlinhos, prefeito do PT, utilizar o discurso da ocupação denominada Pinheirinhos contra o PSDB para se eleger para prefeito de São José dos Campos, o prefeito não tomou nenhuma medida seria para entender o problema de moradia que atinge a cidade. Ao mesmo que adotou medidas cosméticas, utiliza dos mesmos métodos tucanos como atuar através do setor de Monitoramento de Áreas Irregulares criada em 2002 no mandato de Emanuel Fernandes do PSDB para impedir a construção de casas consideradas em áreas de risco da cidade.

Para resolver o problema de moradia na cidade, o prefeito petista teria que taxar a fortuna das grandes empresas da região e expropriar as casas e prédios que estão abandonados e que a especulação imobiliária utiliza para lucrar criminosamente. Mas o prefeito Carlinhos durante o seu mandato nada fez, pois está a serviço dos interesses destes mesmos empresários e da especulação imobiliária.

Somente adotando estas medidas conseguiremos que as pessoas que estejam morando em ocupações ou em terreno irregulares tenham uma moradia digna para suas famílias. É preciso lutar contra as demissões provocadas pela atual crise econômica capitalista, a terceirização e efetivação de todos terceirizados e também pelo salário mínimo do DIEESE, pois para alem de ter um espaço para poder morar a pessoa tem que ter condições de manter a sua sobrevivência.

Com o aumento de desemprego na região, o aumento dos juros em torno dos aluguéis, o aumento dos valores de suas contas e também o aumento da inflação, faz com que cada vez mais pessoas tenham que utilizar o método de ocupações ou irem para terrenos irregulares para conseguir alguma moradia. O prefeito Carlinhos para continuar governando para os grandes empresários e especulação imobiliária, terá cada vez mais utilizar métodos de violência para impedir que as pessoas consigam um espaço para morar.

Esta ação do prefeito petista de São José dos Campos contra as ocupações, se da num momento também de crise política nacional onde a presidente Dilma do mesmo partido do Carlinhos está prestes sofrer um processo de impeachment. O PT vai seguir governando para os grandes empresários e banqueiros, e em todas as esferas vai ter que avançar mais contra os trabalhadores e os demais setores populares da sociedade. É preciso um movimento independente dos trabalhadores contra o impeachment reacionário da direita, pois estamos vendo e PT atacar os trabalhadores e o direito de moradia e isso precisa ser combatido, assim como os setores de direita, que querem o impeachment e com ele vão apenas aprofundar estes ataques. Por isso é necessário que o PSTU rompa com a sua política de FORA TODOS e através da CSP – CONLUTAS, onde são maioria, exija que a CUT, MST e o MTST rompa com o governo e organize assembleias, greves e ocupações contra o impeachment da direita e os ajustes do governo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias