×

Ataque ao transporte público | Prefeitura de Guarulhos acaba com isenção de passe para idosos e aumenta tarifa de ônibus

Em meio a demissões, o aumento do custo de vida e a inflação, a Prefeitura de Guarulhos anunciou o aumento no valor da passagem do ônibus municipal e o fim da gratuidade para idosos com idade entre 60 e 64 anos.

terça-feira 4 de janeiro de 2022 | Edição do dia

Foto: Márcio Lino

O aumento anunciado que já está em vigor faz com que a passagem aumente de $4,45 para $4,90 no Bilhete Único, e de $4,70 para $5,00 no dinheiro. Não satisfeito com a crueldade do aumento, a Prefeitura de Guti do PSD extinguiu a gratuidade para idosos de 60 a 64 anos. Os aumentos chegam em um momento onde o país amarga a inflação e o aumento no preço de combustíveis, energia e alimentos, prejudicando os setores mais pobres e oprimidos, além dos mais vulneráveis, como o caso dos idosos.

Este ataque ao bolso dos trabalhadores e ao direito dos idosos não são novidades para a população de Guarulhos, especialmente durante a pandemia onde os ataques aumentaram. No Aeroporto, a maior estrutura operária da cidade, foi negado o reajuste salarial de acordo com a inflação. Anteriormente, no início da pandemia, milhares de trabalhadores foram demitidos

Mais recentemente, 3700 trabalhadores da Proguaru foram demitidos pelo Prefeito em meio a sua tentativa de acelerar o fechamento da empresa. Durante o processo de demissão, 2 funcionários morreram: um deles se suicidou e outro teve um infarto na fila de demissão.

Essa é a irracionalidade capitalista que, enquanto demite trabalhadores e oferece péssimos serviços de transporte, busca aumentar sua sede de lucro cortando direitos de idosos e fazendo com que os trabalhadores paguem pela crise. Graças aos trajetos oferecidos pela Prefeitura, muitos trabalhadores têm que utilizar mais de um ônibus para se deslocarem ao trabalho, fazendo com que o ataque represente um peso ainda maior no bolso dos trabalhadores. A Prefeitura de Guti é responsável!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias