×

GOVERNO TEMER | Pra onde vai o governo golpista de Michel Temer?

terça-feira 7 de junho de 2016 | Edição do dia

Depois de quase um mês do governo golpista de Michel Temer, podemos sinalizar para onde vai o seu governo. Ao contrário do que muitos esperaram que o impeachment da Dilma pudesse fazer com que existisse um novo governo que trouxesse estabilidade a política nacional, o que estamos vendo é um governo extremamente frágil e com uma enorme debilidade de cumprir o seu principal papel.
O fato é que setores da burguesia representado por setores mais diretamente ligados ao imperialismo, estão pedindo por duros ataques e imediato contra os trabalhadores e demais setores populares da sociedade. A grande questão que está colocada é que o governo golpista do Temer está no fio da navalha, pois é um governo que não tem a legitimidade do voto e qualquer medida que ele tomará poderá causar alterações na luta de classe.
A prova de que o governo golpista de Michel Temer é um governo frágil é de que a primeira pequena batalha que foi a luta dos artistas contra o fechamento do MINC, Temer já tomou seu primeiro revés, ainda que seja parcial. Outra pequena batalha que o governo de Michel Temer perdeu é em relação ao seu recuo com o veto do programa Minha Casa, Minha Vida por conta das manifestações realizada pelo MTST.
Por mais que estas sejam importantes lutas, o fato é que apesar do golpe institucional e do governo prometer ataques brutais contra os trabalhadores não estamos vendo nenhum nível da luta de classe. A principal responsabilidade de não ter alteração na luta de classes é da burocracia sindical da CUT, CTB ligadas ao ex-governo petista e da Força Sindical ligada ao atual governo golpista de Michel Temer. O PSTU e o PSOL por não terem uma política independente para responder a crise econômica e a crise política, mas também por não darem nenhum exemplo nos lugares onde atuam também tem responsabilidade por alterar a luta de classe.
O motivo da CUT e a CTB não organizarem nenhuma luta contra o golpe institucional é que estas apoiaram um governo que assimilou os métodos da direita, aplicou ataques contra os trabalhadores, fez acordos com a direita e praticou inúmeros métodos de corrupção para governar para os ricos. Já a Força Sindical e outras centrais sindicais menores como a UGT, representam setores sindicais que apoiaram o golpe e cumprem hoje papel de transmissão dos interesses do governo golpista.
O fato é que as disputas de interesses dentro da frente golpista que envolve o empresariado, a mídia, o Legislativo e o Judiciário e a ausência da luta de classe abre espaço para que ocorram lutas pelo alto entre as diferentes frações burguesas. De um lado temos o ‘’partido midiático’’ e setores de empresários que estão mais críticos ao governo de Temer, pois o governo de Temer, apesar de preparar ataques mais duros do que vinha aplicando Dilma, está com as mãos atadas ao Congresso e às eleições de outubro para aplicá-los. De outro, parte do partido judiciário que discute dentro de seu partido quanto tem que atingir o PMDB e o PSDB e de outro temos grande parte do PSDB que está ‘’um pé dentro e um pé fora do governo de Temer’’ e o Temerista José Serra que quer se fortalecer através do seu ministério.
Apesar do ‘’partido Judiciário’’ estar mostrando ter divergências táticas entre suas distintas frações, este tem a ‘’faca e o queijo na mão’’ para poder tirar Michel Temer assim quando quiser. Apesar de existir uma ala do partido do Judiciário que defende a impunidade geral para os tucanos, existe outra favorável a cassar alguns tucanos renomados (Aécio) e que pode derrubar Temer com as intermináveis delações e gravações que coleta, só depende Gilmar Mendes marcar uma sessão do TSE para cassar a chapa Dilma e Temer.
Frente a este cenário, o presidente golpista Michel Temer em reunião realizada no final da manha nesta segunda,6, decidiu, por manter nos cargos, por ora, o ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, o advogado geral da União Fabio Medina Osório e a secretária das Mulheres, Fátima Pelaes. O Encontro contou com a participação dos ministros Eliseu Padilha e Geddel Viera Lima.
Segundo o relato dos auxiliares que tiveram acesso ás conversas, o presidente golpista disse que vai dar um ‘’voto de confiança’’ a Alves, até que surjam novos elementos contra o ministro. Embora o pedido de investigação e as citações ao ministro Henrique Eduardo Alves do PMDB na operação Lava Jato preocupem o governo por conta do desgaste, a avaliação da cúpula era de que não haveria fato novo em relação ás investigações que já estava sendo feita.

Qual é a saída que a burguesia está pretendendo? Quais são os problemas que terão que enfrentar?

Já está em discussão na mídia, mas também entre alguns senadores e deputados a possibilidade de realizar novas eleições. Realizar novas eleições implica de um lado em buscar legitimidade para um futuro ajustador capaz de impor os ataques contra os trabalhadores e demais setores da sociedade, o que pode facilitar para a burguesia que tem interesses por estes ataques, mas de outro lado implicaria ter que se enfrentar eleitoralmente com o ex-presidente petista Lula que tem certo prestigio perante as massas, o que necessariamente significa novas investidas da Lava Jato sobre Lula e o PT para impedir que chegue em condições de vencer.
Frente a uma possível renúncia do presidente Michel Temer, as novas eleições podem se dar através de uma convocação de Gilmar Mendes sob regras mais antidemocráticas do que as atuais, mas também o por meio de acordos com o Temer para poder votar uma PEC de novas eleições. Outro cenário possível é a cassação da Chapa Dilma – Temer no TSE, com eleições convocadas express, presidida pelo Gilmar Mendes.

A saída dos trabalhadores e demais setores populares da sociedade.

Contra este podre regime de 1988, devemos lutar por Assembléia Constituinte Livre e Soberana imposta pela força da mobilização dos trabalhadores e demais setores populares da sociedade capaz de questionar este sistema carcomido. Frente a isso é necessário exigir que a CUT, CTB rompam com a subordinação ao ex-governo, levantando um plano de greves e piquetes para paralisar a economia, impedir as demissões e por abaixo o golpista Temer, junto a uma nova Constituinte imposta pela luta, independente do PT. É inegável que há setores da CSP-Conlutas e do MML que não concordam com a linha vergonhosa e de direita do PSTU de não participar da jornada do 10J. Convocamos todos estes setores a, de maneira independente da burocracia sindical, estarmos na ruas defendendo nosso direitos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias