×

BREXIT | Por trás do Brexit, a perda de influência britânica no mundo

Embora o verdadeiro impacto sobre a UE e a OTAN continue desconhecido, é certo que a perda de influência britânica, ainda em menor medida, se acentuará.

Juan ChingoParis | @JuanChingoFT

sábado 2 de julho de 2016 | Edição do dia

A Grã-Bretanha de hoje, tanto econômica como militar e diplomaticamente, não é uma grande potência como foi no passado. É certo que figura entre as maiores economias, mas é cada vez menos competitiva e declinante, com fortes déficits comerciais e ultra dependente de sua bolha imobiliária e dos mecanismos obscuros e corruptos da cidade de Londres para manter-se à tona.

Assim, enquanto era quase uma certeza a decisão das agências de qualificação de retirar o status AAA do Reino Unido depois do triunfo do “Leave”, mais preocupante é o que a Standard & Poor’s afirma: a dívida que vence nos próximos 12 meses corresponde aos 755% de seus investimentos externos e grandes somas deverão renovar-se continuamente. Este índice é o mais alto dos 131 Estados agenciados, consequência do papel de Londres como centro financeiro mundial e a hiperdistorção que isto gera sobre o corpo enfermo do conjunto de sua economia.

Sua força militar está anos luz do poderio de que alguma vez gozou durante a Segunda Guerra Mundial, sendo contemplado com desdém por seu aliado norte-americano, mostrando-se incapaz de defender, inclusive, pequenas cidades contra insurgentes debilmente armadas em lugares como Afeganistão ou Iraque. Sem ir tão longe no tempo, o Reino Unido não estaria em condições de levar adiante uma guerra como fez a quase 34 anos contra a Argentina pelas Ilhas Malvinas. Na Síria, apesar do pomposo debate no parlamento britânico no ano passado sobre sua intervenção militar, nada de significativo se tem escutado desde seu envolvimento.

Diplomaticamente a completa marginalização da Grã-Bretanha é patética. Até pouco tempo, na década de 80, Margaret Thatcher costumava ser uma figura-chave, repetida anos depois, porém em forma de farsa, por Tony Blair. Na Ucrânia – o mais importante conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial – a Rússia não abriu diálogo com os britânicos, mas sim com EUA, Alemanha e França. Quando as negociações foram levadas a cabo sobre o futuro da Síria são os russos e os EUA que conversam, enquanto a China e a UE (quer dizer, Alemanha) os seguem por trás dos panos. Quando a Europa necessita dialogar com o presidente Erdogan da Turquia é a Chanceler Merkel da Alemanha que o chama. Nesse marco, a Grã-Bretanha também está ausente na crescente disputa entre EUA e China sobre o Mar do Sul da China.

É certo que a Grã-Bretanha conserva certa influência cultural e seu setor de serviços financeiros segue sendo sofisticado, ainda que com a existência de avanços em outros lugares e regiões é um ativo de rápido decréscimo.

Para os EUA, a Grã-Bretanha também segue sendo útil como uma plataforma de inteligência e propaganda, assim também como caixa de ressonância confiável para suas posições – especialmente com o Conselho de Segurança da ONU -, desde onde os EUA sempre pode contar com um voto favorável.

Alguns analistas, inclusive antes do resultado do referendo, sustentavam que havia fortes razões para afirmar que a Itália é hoje um país muito mais importante que a Grã-Bretanha. Não somente porque a Itália ainda conserva uma base de produção manufatureira importante, senão também porque, a diferença da Grã-Bretanha é que se compromete ativamente na diplomacia. Assim como fez, por exemplo, ano passado durante a crise grega. Também como acaba de fazer nas negociações sobre a questão das sanções europeias a Rússia no recente foro de São Petersburgo.

Que o presidente do BCE (Banco Central Europeu) e da diplomacia comunitária seja italiano/as não é uma casualidade depois do intranscendente período da britânica Catherine Ashton no segundo posto. Mais ainda, como membro chave da zona do euro, a Itália guarda uma quota importante de poder no futuro do bloco em sua mão de uma maneira que a Grã-Bretanha, que não é membro da zona do euro, enfaticamente não faz. O bloco, assinalemos, é a base do poder alemão.

Grã-Bretanha entra em territórios desconhecidos: a difícil adaptação de sua classe dominante

Se essa perda de influência não era óbvia é porque estava ocultada por sua permanência nas instituições imperialistas: a UE e a OTAN. Dessas duas, é a UE a que, em muitos e importantes terrenos, tem uma forte influência em assuntos mundiais, como pode se ver de forma qualitativa no plano econômico ou no terreno diplomático e, seguindo a pressão dos EUA, com a aplicação de sanções econômicas ao Iran e mais recentemente a Rússia. Sanções que tiveram fortes impactos nesses países e são um instrumento de pressão para os planos da Aliança Atlântica.

A OTAN, pelo contrário, dividida em seus procederes não é um ator confiável no terreno militar desde onde os EUA atuam de forma cada vez mais unilateral ou usando coalizões de voluntários como cobertura, ao contrário da guerra do Afeganistão, a última operação sob seu comando.

Enquanto a Grã-Bretanha foi membro da UE, em termos de suas políticas econômicas ao menos em teoria, tem participado plenamente, já a algum tempo, nas tomadas de decisões e da implementação dos processos de política externa da UE através de sua condição de membro de plenos direitos. Assim, por exemplo, no Conselho Europeu, os britânicos tem sido porta-vozes de uma linha dura em relação a Rússia, ainda que a decisão das sanções foi negociada, de fato, entre os EUA e a Alemanha. Mas, sendo parte do processo de tomada de decisões, David Cameron também podia vangloriar-se da autoria desta política. De agora em diante, o fato de a Grã-Bretanha deixar de pertencer a UE faz com que perda essa aparente importância.

No mesmo sentido, a ausência da Grã-Bretanha na UE significará que sua importância para os EUA também diminuirá. Hoje em dia, a relação chave dentro da Aliança Ocidental não é a que existe entre EUA e Grã-Bretanha – como foi nos anos 1950 e 1960 e foi, brevemente novamente, na década de 1980 durante o período de Margaret Thatcher – senão a que existe entre EUA e Alemanha, inclusive em muitas decisões que dizem respeito a política interna da UE. Com a Grã-Bretanha não sendo parte da UE, a razão por qual os EUA se sentia obrigado a consultar a Grã-Bretanha quando se discutem coisas com a Alemanha deixa de perder seu caráter óbvio.

A Grã-Bretanha não terá nenhum poder de veto no Conselho Europeu, portanto não poderá, inclusive, atuar como um espoliador como fazem a França e a Itália. Estes países poderiam ser de imediato mais importantes para os EUA do que a Grã-Bretanha é. E se essa ameaçadora perspectiva para a classe dominante britânica avança – quer dizer a perda de toda sua aparente influência na Aliança Ocidental – os não membros desta, como a Rússia ou a China também poderiam deixa-la crescentemente de lado. O declínio poderia ser ainda maior caso concretize-se a separação da Escócia, o que aumentaria as possibilidades de perda de seu assento no Conselho de Segurança da ONU. Se for o caso, restaria apenas o poder nuclear à Grã-Bretanha dos seus caprichos de superpotência.

Mas quer chegue ou não nessa situação extrema, o que é seguro dizer é que a perda de influência britânica no mundo – já forte antes do referendo -, vai se acelerar convertendo-se em uma situação desconhecida para o establishment político e econômico britânico. Em um futuro próximo, isto poderia leva-lo a abraçar mais e mais os EUA frente ao horror que lhe aflige, ainda que em um prazo mais longo poderiam abrir outras opções estratégicas menos dependentes dos EUA, como era o caso antes da Segunda Guerra Mundial cujo desenlace acelerou sua dependência total frente a potência norte-americana.

O certo é que para a classe dominante britânica esta situação inédita depois de ciclos de influência no mundo só pode gerar fortes cataclismos sobre as bases de seu domínio histórico.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias