×

MORTE DE TEORI ZAVASCKI | Políticos e autoridades lamentam a morte de Teori Zavascki

Na tarde desta quinta-feira (19), morre o ministro Teori Zavascki, 68, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Teori foi vítima de um acidente de avião na costa de Paraty (RJ), e a informação foi confirmada pelo filho do ministro.
Diante desta notícia, vários políticos e autoridades publicaram nota e postaram declarações pelas redes sociais, lamentando a morte do ministro e prestando solidariedade à família.

sexta-feira 20 de janeiro de 2017 | Edição do dia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o “Brasil perdeu hoje um cidadão que honrou a magistratura em todos os postos que ocupou” e se solidariza com a família e com os ministros do STF.

Quem também se manifestou foi o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que está de férias em Portugal. O ministro disse que não tem “a menor condição de falar” sobre a morte de Teori Zavascki, de quem “não era apenas um colega, era muito amigo”.

Além de membro do STF, Teori fazia parte do quadro do Tribunal Superior Eleitoral na condição de juiz substituto. O TSE em nota de pesar divulgada afirma que a morte do ministro Teori Zavascki abre uma "lacuna irreparável no Judiciário nacional". No texto, a instituição afirma que todos os ministros e servidores do TSE estão "profundamente abalados" com a notícia do falecimento de Teori e se solidarizam com os seus familiares. O texto afirma ainda que Teori "sempre contribuiu, com atuação discreta e efetiva, para o engrandecimento da instituição".

O senador Romero Jucá (RR), líder do Governo no Congresso, afirmou que a morte do ministro Teori Zavascki é "uma grande perda para o País e para a justiça brasileira". "O ministro sempre desempenhou um trabalho com precisão técnica e discrição necessária. Todos nós lamentamos a perda e estamos solidários à família, amigos e admiradores", declarou Jucá, que, em nome do PMDB afirmou: "Neste momento de dor, o partido está solidário à família, amigos e admiradores".
Em nota, o delegado Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), declarou que "No Supremo desde 2012, ele era um dos juízes mais respeitados do Brasil e contribuiu de forma inestimável para o combate à corrupção". "Como relator da Operação Lava Jato, o ministro sempre garantiu à Polícia Federal as condições necessárias para a realização de suas operações", diz o texto.

Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, afirmou, por meio de nota, que a morte do ministro Teori Zavascki representa uma "grande perda para o País". "O ministro Teori foi um homem sereno, firme, equilibrado, corajoso e de grande integridade", diz o texto.

Já o presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, divulgou nota lamentando "profundamente a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki". Para Falcão, "Teori Zavascki foi um homem público exemplar, que dedicou sua vida à busca da Justiça. Durante toda sua carreira militou no serviço público. Foi um excepcional professor de Direito e autor de livros fundamentais. Deixará para a posteridade o legado de um magistrado respeitado por sua competência técnica, equilíbrio e ética".

Para o ministro Luís Roberto Barroso, também do Supremo Tribunal Federal (STF), “somos todos vítimas de uma trapaça da sorte”. Segundo ele, a morte de Teori Zavascki, é uma perda para o País. "O Tribunal perde um juiz especialmente vocacionado. E o País perde um grande homem".

O juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato em primeira instância, também lamentou, em nota, o ocorrido. Chamando Teori de "um herói brasileiro", Moro afirma que ficou perplexo com a notícia e envia condolências à família: “O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste País. Sem ele, não teria havido Operação Lava Jato. Espero que seu legado de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido", afirmou Moro.

Pedro Parente, presidente da Petrobras, também divulgou nota em que lamenta a morte do ministro do STF. Para ele, a perda de Teori, “que relatou com tanta seriedade, firmeza e justiça os processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. É uma grande perda para a Justiça e para o Brasil".

Quem também manifestou sua consternação com a notícia do acidente foi o presidente da Febraban - Federação Brasileira de Bancos, Murilo Portugal, "Tenho profunda admiração pelo trabalho do ministro, que fará grande falta ao País. Teori Zavascki foi um servidor público exemplar desde o início de sua carreira, no Banco Central. Sua atuação, sempre sóbria e fundamentada na boa técnica, permanecerá como um exemplo inspirador para além do mundo jurídico", escreveu Portugal.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias