×

Farda amiga | Policiais e bolsonaristas se confraternizam na invasão de Brasília: nada de novo no front

domingo 8 de janeiro de 2023 | Edição do dia

As cenas de bolsonaristas golpistas invadindo o Congresso Nacional nessa tarde de 8 de janeiro de 2022 estão tomando todos os meios de comunicação. Enquanto essas linhas são escritas, os golpistas encontram-se no plenário do Senado, reproduzindo de maneira algo mais ridícula as asquerosas cenas protagonizadas em 6 de janeiro de 2021 pelos apoiadores de Trump nos Estados Unidos.

No entanto, o que tem chamado a atenção inclusive da própria imprensa burguesa é a complacência da polícia em relação à essa invasão. Nos vídeos divulgados nas redes sociais, e também nos meios de comunicação, um fator vem chamando a atenção. Trata-se da benevolência com que as forças repressivas se postaram diante dos golpistas.

A própria CNN disse “a polícia nem de longe reagiu como durante junho de 2013, quando os manifestantes contra o governo do PT. O que se vê agora é a invasão de Brasília, dos três poderes e do Palácio do Planalto. (...) se havia dúvidas da pauta golpista desses setores, essas dúvidas não existem mais. E a posição de várias autoridades que foram lenientes com a construção dessa situação está sendo posta em xeque agora”.

Impressiona a facilidade com a qual os golpistas romperam os pequenos cercos policiais. Não por coincidência outras imagens de policiais fazendo vídeos e fotos em um clima totalmente amigável com os golpistas, tal como já havia acontecido com os bloqueios golpistas após o anúncio do resultado do segundo turno das eleições, estão sendo divulgadas demonstrando que a reacionária aliança entre bolsonaristas e a polícia está mais ativa que nunca. Para barrar o golpismo bolsonarista é preciso impulsionar a mobilização dos trabalhadores em aliança com todos os setores oprimidos. As centrais sindicais devem se colocar a serviço desse chamado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias