×

COPA AMÉRICA | Placar parcial: maioria do STF vota favorável à realização da Copa América

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na madrugada desta quinta-feira (10) as ações que pedem a suspensão da Copa América no Brasil em razão da pandemia.

quinta-feira 10 de junho de 2021 | Edição do dia

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

A Copa América seria realizada na Colômbia e na Argentina, mas foi cancelada na Colômbia em razão dos diversos protestos no país. Depois, o torneio também foi cancelado na Argentina por causa do avanço da Covid. O Brasil então, depois de negociações entre Bolsonaro, os organizadores da Copa América e a CBF, foi escolhido para sediar o campeonato em meio ao colapso da saúde devido à pandemia do Coronavírus no país.

Pode interessar: Contra a Copa América no Brasil, não podemos deixar a Globo desmobilizar manifestações!

A realização no Brasil causou grande insatisfação entre a população brasileira e diversos profissionais da saúde. O país hoje conta com mais de 480 mil mortes por Covid, superlotação de leitos de UTI’s e cidades em colapso, como é o caso de Manaus. Três ações no Supremo questionam a realização do torneio no Brasil. Duas, sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, foram apresentadas pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. Uma terceira foi apresentada pelo PT. Nessa, o relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

Sobre o assunto: Bolsonaro e a Copa América: uma afronta aos colombianos e desprezo pelos mortos

O julgamento das ações que pedem a suspensão do campeonato acontece em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos por meio de sistema eletrônico. Até então, Cármen Lúcia e Marco Aurélio votam por liberar a realização e Lewandowski quer que governo elabore plano para tornar torneio ’seguro’. O prazo para a inserção acaba às 23h59 desta quinta-feira.

Leia também: Mianmar, Colômbia e Palestina: tempos de internacionalismo e luta de classes




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias