×

CPI DA COVID | Pazuello afirma que decisão de não intervir na crise de saúde no Amazonas veio de Bolsonaro

Segundo o ex-ministro, o chefe Bolsonaro estava presente na reunião ministerial que negou a intervenção federal frente a crise na região.

quinta-feira 20 de maio de 2021 | Edição do dia

IMAGEM: JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

Nesta quinta-feira (20), durante o segundo dia de seu depoimento à CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que a decisão de não aprovar um pedido de intervenção na saúde do Estado de Amazonas durante o período de colapso do sistema de saúde e falta de oxigênio, proveio do presidente Jair Bolsonaro. Inclusive, o ex-ministro afirmou que o presidente estava presenta na reunião onde essa negativa foi deliberada.

Saiba mais: Brasil ultrapassa 433 mil mortes na pandemia: Bolsonaro e os governadores são responsáveis

Até então, o ex-ministro procurava blindar o presidente, dissociando a intervenção de Bolsonaro com temas como a compra de vacinas e a recomendação de cloroquina. Durante o período de colapso, o Estado passava por uma crise por conta do esgotamento do estoque de oxigênio medicinal, ocasionando em milhares de mortes fruto do colapso do sistema de saúde na região.

A intervenção federal foi solicitada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) no dia 15 de janeiro, tendo ocorrido uma reunião entre o governo federal e estadual, em que o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), que é aliado de Bolsonaro, alegou que tinha como liderar o enfrentamento à crise e o governo federal tomou a decisão de não intervir.

Leia também: A CPI não é pra salvar vidas, é pra salvar o regime do golpe




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias