×

Eletrobras | Para avançar com privatização, governo cria estatal para assumir setores da Eletrobras

Governo cria empresa estatal que assume Eletronuclear e Itaipu Binacional, ativos da Eletrobras que não serão privatizados. A estatal lida com a operação de usinas nucleares e da administração da usina hidrelétrica Itaipu Binacional.

segunda-feira 13 de setembro de 2021 | Edição do dia

Imagem: REUTERS

Foi editado neste domingo a criação da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), empresa estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, e que lida com os ativos da Eletrobras que não serão privatizados.

A estatal fica responsável pela gestão de contratos de financiamento que utilizem recursos da Reserva Global de Reversão (RGR) celebrados até 17 de novembro de 2016 e a administração dos bens da União sob a administração da Eletrobras. Além disso, administra a conta corrente Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e a gestão de contratos de comercialização da energia gerada pelos empreendimentos contratados no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

Os outros setores da Eletrobras, entretanto, seguem sendo privatizados, acompanhado de um aumento da conta de luz que já vem se concretizando nos últimos meses e o avanço da precarização do trabalho do setor, bem como mais ataques à classe trabalhadora e o avanço de outras privatizações.

Leia também: O Brasil à venda: as privatizações no governo Bolsonaro




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias