×

CONSERVADORISMO NA CÂMARA | Para as mulheres o cuidado é com a cor do esmalte e batom; homens devem combinar a meia com o sapato

A Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo (Grande SP), agora terá manual de conduta profissional para os funcionários, que envolve inclusive o aperto de mão firme e com três sacudidas.

quarta-feira 18 de janeiro de 2017 | Edição do dia

As novas regras foram apresentadas pelo presidente da casa, Pery Cartola (PSDB), que também quer abolir decotes e rendas das roupas femininas, bem como meias brancas com trajes escuros masculinos.

Cartola disse que decidiu levar a Câmara as regras que aprendeu na iniciativa privada, como empresário, devido o “desleixo” de alguns funcionários comissionados, que trabalham no gabinete dos vereadores. “Ouvi muita reclamação da falta de conduta e de respeito por parte de alguns comissionados ao atender os municípios. Aqui é uma casa de respeito”, afirmou.

O diretor da ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Mário Ernesto Humberg, disse que Cartola misturou um código de conduta no qual são adotadas regras de como devem ser tratados os assuntos e os equipamentos de uma empresa, com um manual de etiqueta, que trata de comportamento e vestimenta.

“Ele [Cartola] está exagerando. Quer trazer uma etiqueta antiga de comportamento. Deve ter bom senso, mas como sugestão e não como um manual”, disse.

O que diz o manual

Mulheres

Prefira batom e esmaltes claros, saias na altura do joelho;
Cuidado com babados e rendas; nunca deixe roupas íntimas visíveis;
Decotes e transparências devem ser abolidos;
Não exagere no perfume. Prefira colônias frescas ou lavanda;
Não use saltos altíssimos, bainhas malfeitas, roupas manchadas ou amassadas, muita maquiagem, cabelos despenteados, unhas longas, meias desfiadas, excesso de bijuterias e roupas que marquem as formas.

Homens

Não use meias claras e branca com trajes escuros. A meia é uma extensão da calça e prolongamento do sapato;
Nada de bermudas, calça caindo e camisa para fora da calça;
Não use perfumes fortes;
Em clima quente, é ideal o uso de camisas sociais de mangas curtas ou compridas que combinem com a calça;
Evite sandálias franciscanas;
Evite gravata de bichinho, de crochê ou frouxa no colarinho;
Barba deve ser feita todos os dias ou aparada regularmente.

No relacionamento com o público

Ao cumprimentar as pessoas
Jamais cumprimentar alguém com a mão mole ou tocando somente nas pontas dos dedos. O aperto de mão deve ser firme com três sacudidas. A intenção não é estraçalhar a mão da outra pessoa;
Sorria e olhe nos olhos da pessoa quando a cumprimenta;
Tapinha nas costas e beijinhos devem ser evitados, a menos que haja grande intimidade.

Ao usar o telefone

Procure atender no máximo até o terceiro toque;
Quando o interlocutor estende demais a conversa, não percebendo que está na hora de desligar, uma saída educada é interromper e dizer que alguém está chamando e que precisa desligar;
Não tussa nem espirre nem assoe o nariz quando estiver ao celular.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias