×

10 anos Pinheirinho | Pablito: "Não esquecemos, nem perdoamos o massacre do PSDB no Pinheirinho há 10 anos!"

Reproduzimos aqui a declaração de Marcello Pablito, trabalhador da USP e membro da Secretaria de Negras, Negros e Combate ao Racismo do Sintusp, sobre a desocupação e massacre do PSDB no Pinheirinho, em São Paulo, há 10 anos.

quinta-feira 20 de janeiro de 2022 | Edição do dia

“Em meio a toda a barbárie e crise econômica e social que a gente vive no Brasil de Bolsonaro e Mourão, a luta por moradia e por condições dignas de vida é presente no cotidiano da maioria da população trabalhadora que sofre com o descaso dos governos. Na verdade, no capitalismo a gente vê e tem vários exemplos na história que mostram como é a luta por esse direito é constante e que não podemos abaixar a cabeça.

É o caso do Pinheirinho, ocupação que existiu por oito anos em São José dos Campos, em São Paulo, que foi um bairro auto-organizado pelo povo pobre e trabalhador que lutava por negociar a regularização da área e que, há 10 anos, em janeiro de 2012, sofreu com a repressão dos governos estadual e municipal de Geraldo Alckmin e Eduardo Cury, ambos do PSDB.

Foram centenas de idosos, crianças, mulheres e famílias surpreendidos no meio da madrugada por helicópteros, soldados, bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, cães e balas de borracha, fazendo com que perdessem tudo, sem tempo para pegar sequer documentos e pertences.

O que aconteceu com o terreno de 1 milhão de metros quadrados que abrigava centenas de famílias sem casa? Está desde 2012 em mãos de uma empresa que nunca pagou um centavo de imposto sobre o terreno e deixa ele sem qualquer função social. E conta com o apoio da Justiça e dos governos.

Essa situação revoltante de uma década atrás reforça a nossa luta diária por moradia hoje em dia, quando vemos milhares de brasileiros na miséria, morando na rua, em regiões instáveis e insalubres, na fome, no desemprego ou no trabalho precário com seus salários escassos que não acompanham a inflação.

Não esquecemos, nem perdoamos o massacre do PSDB no Pinheirinho há 10 anos! É por isso que entidades, movimentos políticos e sociais, incluindo nós do Esquerda Diário e do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT), estamos construindo um ato para este sábado, dia 22 de janeiro, quando se completam 10 anos da violenta reintegração de posse, para cobrar justiça e reparação, para que nunca mais se repita!”

Leia aqui a nota de convocação do Comitê Organizativo do ato de 10 anos da desocupação de Pinheirinho, assinada por dezenas de Partidos, correntes políticas e figuras públicas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias