×

REFORMA POLÍTICA | PT defende lista fechada e voto distrital, ajudando a excluir os trabalhadores

terça-feira 21 de março de 2017 | Edição do dia

Foto: Vicente Cândido com Gilmar Mendes, ardente defensor da reforma política

O deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator do projeto em discussão na comissão da Reforma Política da Câmara, disse nesta terça-feira, 21, que vai apresentar no dia 4 de abril seu parecer com a proposta de lista fechada para as eleições de 2018, 2020 e 2022. A partir de 2026, disse o petista, a ideia é que o País adote o modelo alemão adaptado para a realidade brasileira, com metade dos eleitos por distrito e outra metade por lista fechada. O PT trabalha para favorecer as cupulas partidárias e criar um sistema eleitoral que dificultará a representação dos trabalhadores, como é o caso em um sistema distrital.

O relator insistiu que a lista fechada é o modelo mais barato e obriga a utilização dos recursos para toda a chapa e não apenas para um candidato. "A lista fechada é o mais recomendável para o momento", declarou o parlamentar. "Não dá para discutir o (modelo) alemão agora, não da para fazer (a mudança) de uma hora para outra. Por isso estou propondo uma transição exatamente pelos defeitos da lista fechada, que ainda assim é muito melhor que o nosso (sistema)", emendou.

Como mostramos no artigo "Maia e Mendes defendem uma reforma política que proibe a esquerda e salva corruptos, essas propostas de voto em lista e voto distrital dão maiores poderes às cúpulas partidárias e excluem a esquerda.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias