×

RIO GRANDE DO SUL | PSOL cada vez mais próximo do governo e mais longe das lutas: Dep. estadual Pedro Ruas-PSOL/RS vota contra professores e funcionários contratados

sábado 26 de dezembro de 2015 | 10:30

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Já não bastasse passos dados pelo PSOL, recentemente, em que cada vez mais trilha o rumo de estreitar os laços com o governo, adaptando-se dessa forma ao capitalismo, o partido aponta com seu últimos movimentos, concretamente essa postura.

Exemplo disso foi a sua participação na Frente Povo Sem Medo, frente esse criada para "mobilizar" "contra" o ajuste fiscal do governo Dilma. Essa frente nada possui de novo, pois ela é composta principalmente pelas entidades governistas (CUT/CTB/UNE/MTST) que visam blindar o governo Dilma para que a mesma consiga aplicar as medidas neoliberais contra a juventude e a classe trabalhadora. É nesta frente que o PSOL está junto. Se não bastasse tudo isso, alguns parlamentares e figuras públicas do partido conseguem superar-se ainda mais (ao capitalismo).

A ex candidata à presidência da república Luciana Genro defendeu publicamente diante do processo aberto de impedimento da presidenta Dilma,novas eleições gerais (mesmo chamado do PSTU), adotando claramente uma posição de alinhamento com a velha oposição de direita que encontra-se "louca" de vontade para assumir o executivo e continuar executando a classe trabalhadora e a juventude como faz o governo Dilma. No RS o governo Sartori/PMDB, desde o início de seu mandato em janeiro, criou o caos para os servidores públicos. Parcelou salários, retirou repasse de verbas de hospitais e escolas, aprovou aumento de ICMS, como também a "parceria" público privada nas escolas. Agora no fim do ano para "fechar com chave de ouro" os ataques que começou em janeiro deste ano o governador não pagou o décimo terceiro salário dos servidores, obrigando os mesmos a retirarem um empréstimo no Banrisul e deixando dúvidas se o estado pagará os juros referentes ao empréstimo. Caso os servidores não fizessem isso, receberiam somente a partir de julho de 2016 em 6 parcelas. E não é só isso, no apagar das luzes do dia 28 e 29 de dezembro o governador encaminhará em regime de urgência para a assembleia legislativa o PL 206, projeto esse que estipula um teto de gastos com saúde, educação e segurança.

Caso consiga aprovar abre-se precedentes para o total sucateamento dos serviços públicos como demissões e reajuste salarial zero. Por fim o PSOL ao mesmo tempo que aceita e comemora em seu partido setores oriundos de partidos de direita (brizolistas entre outros) negou a entrada de organizações revolucionárias no seu congresso deste ano. No dia 22 de dezembro o PSOL com o seu deputado estadual Pedro Ruas demonstrou mais uma vez de que lado está encaminhando-se o partido.

No magistério gaúcho encontram-se aproximadamente 30 mil professores e funcionários que trabalham em regime de contrato temporário, já que para os governos é melhor manter os servidores em regime precarizado do que fazer concurso público. Como é de prática no final do ano o executivo (todos que passaram) manda para a assembleia legislativa um projeto para renovar os contratos temporários.

Com todos os ataques deste ano do governador Sartori, pairava o medo entre o magistério que neste ano o governo Sartori fizesse a demissão de todos os contratados como é feito em outros estados. Porém não fez e encaminhou o projeto de renovação. Para a surpresa de todos (até de militantes do PSOL ligados ao magistério) o deputado estadual do PSOL Pedro Ruas votou contra a renovação dos contratos sofrendo críticas públicas principalmente da corrente interna do partido CS (construção socialista) que tem dentro de sua organizações muitos militantes ligados ao magistério.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias