×

ÚLTIMO MOMENTO | PM invade Núcleo de Consciência Negra da USP e prende dois menores negros

sexta-feira 3 de julho de 2015 | 01:25

Poucas horas atrás a Polícia Militar do Estado de São Paulo invadiu o Núcleo de Consciência Negra da USP, de mãos armadas, revistando e ameaçando todos os presentes em uma sala de aula. Esta é mais uma mostra do desrespeito à autonomia universitária e mais uma prova do racismo desta instituição.

Dois menores de idade negros foram detidos acusados de praticar furtos. Desrespeitando o ECA foram detidos sem nenhum flagrante como pode-se ver no vídeo abaixo. Foram revistados com violência como pode ser visto no vídeo. Rapidamente os dois adolescentes foram levados à fundação CASA (ex-FEBEM). Os dois menores, um de 15 nos e o outro de 17 anos são moradores da favela São Remo, vizinha da USP.

Após sua detenção o Núcleo de Consciência Negra, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Marcelo Pablito, diretor do SINTUSP foram à delegacia para exigir a liberdade dos menores.

Direto da delegacia Marcelo Pablito declarou ao Esquerda Diário: "esta prisão arbitrária de dois menores dentro da universidade, a revista armada de todas pessoas que estavam dentro do Núcleo, a ameaça a todos presentes, e também a prisão dos jovens sem nenhum flagrante um dia depois da aprovação da redução da maioridade penal no Congresso mostra que a polícia se prepara desde já para usar o clima de insegurança da população e esta lei para reprimir toda a juventude, começando pelos negros e pobres". O diretor do sindicato também afirmou "amanhã junto a advogados seguiremos acompanhando este caso e exigindo a liberdade dos adolescentes".

Veja a seguir o vídeo divulgado na página de Facebook do DCE Livre da USP:

[VÍDEO] POLÍCIA MILITAR INVADE O NÚCLEO DE CONSCIÊNCIA NEGRA DA USPO NCN foi surpreendido com a presença de viaturas da PM, que o invadiram e, às mãos armadas. Há informes de que dois meninos menores de idade foram levados a 91• DP.Os advogados do DCE já estão acompanhando a situação e, nas próximas horas, traremos mais informações. Toda solidariedade ao Núcleo de Consciência Negra!

Posted by Dce Livre da USP on Quinta, 2 de julho de 2015




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias