×

LUTA CONTRA A TARIFA | PM desmaia estudante em protesto em SJC

vídeos gravados pelos manifestantes e pelo Esquerda Diário mostram o momento em que o jovem foi enforcado, pisoteado e chutado por vários policiais, desmaiando em seguida. Outro jovem foi detido e levado para a delegacia.

Evandro NogueiraSão José dos Campos

terça-feira 26 de janeiro de 2016 | 14:42

Terminou em repressão policial o segundo ato contra o aumento das passagens em São José dos Campos, no interior de São Paulo, nesse dia 25. Ao contrário do que diz matéria veiculada pelo G1, “Um jovem teve náuseas devido ao efeito do gás e foi socorrido de ambulância”, vídeos gravados pelos manifestantes e pelo Esquerda Diário mostram o momento em que o jovem foi enforcado, pisoteado e chutado por vários policiais, desmaiando em seguida. Outro jovem foi detido e levado para a delegacia.

Veja a denúncia feita por outro estudante que participava das manifestações

A cidade é governada pelo prefeito Carlinhos de Almeida, do PT, que concedeu às empresas aumento de 11% na tarifa, de R$ 3,40 para R$ 3,80. Em entrevista no jornal O Vale, dia 24, o secretário de transportes Osman Cordeiro declarou que, “De forma bem objetiva, sem nenhuma bravata, digo que o que tinha de ser feito para melhorar o sistema já foi feito. Ponto. (...) De concreto não falta fazer nada”. Apesar disso, moradores ouvidos pelo Esquerda Diário em diversos pontos da cidade durante a manifestação dessa segunda discordam do secretário, como a inspetora de qualidade Fabiana, que qualificou o aumento como absurdo. O estudante Júlio também criticou o aumento e disse que as manifestações precisam causar mais impacto econômico na cidade para serem atendidas.

Durante a manifestação o ambientalista José Moraes, do Fórum Permanente pela Defesa da Vida, questionou a necessidade do aumento e defendeu que fossem publicadas as planilhas de contabilidade das empresas. A manifestação contou com mais de cem pessoas e percorreu as principais vias da cidade, de modo pacífico e dialogando com a população.

Nova manifestação está convocada para a próxima sexta, 29, às 17h na Praça Afonso Pena.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias