×

Os lucros dos dez mais ricos em 2020 poderiam pagar pelas vacinas do mundo todo

Os dados foram divulgados pela organização Oxfam, com sede no Reino Unido. A lista inclui Jeff Bezos, Elon Musk e Bill Gates.

terça-feira 26 de janeiro de 2021 | Edição do dia

Segundo um relatório da Oxfam, os ganhos obtidos em 2020 pelas dez pessoas mais ricas do mundo, incluindo Jeff Bezos, Elon Musk e Bill Gates, seriam suficientes para vacinar o mundo inteiro e reverter o aumento da pobreza causado pela pandemia.

Para Sriskandarajah, chefe executivo da Oxfam, esses fatos são vergonhosos e ele garantiu que os governos não podem continuar olhando para o outro lado, eles devem agir.

“Uma tributação justa dos mais ricos poderia ajudar na recuperação global, arrecadar mais dinheiro para combater a pobreza e ajudar a formar sociedades mais igualitárias”, ponderou.

Nesse sentido, ele exortou os governos a buscarem formas alternativas de arrecadar fundos daqueles que se beneficiaram durante a pandemia.

"Um imposto temporário sobre os lucros excedentes das 32 corporações globais mais lucrativas poderia ter levantado 104 bilhões de dólares em 2020. Isso seria suficiente para fornecer seguro desemprego para todos os trabalhadores e apoio financeiro para todas as crianças e idosos de países de baixa e média renda ”.

Por outro lado, Sriskandarajah criticou o corte na ajuda aos países mais pobres que o Reino Unido anunciou e disse que se a legislação for aprovada, será um novo golpe para muitas das pessoas mais pobres do mundo.

“Cortar a ajuda quando a pobreza está aumentando tão fortemente e, ao mesmo tempo, permitir que bilionários acumulem uma riqueza cada vez maior é assustador. Em vez de tirar a ajuda daqueles que mais precisam, devemos pedir àqueles que podem pagar que paguem sua parte justa ", disse ele.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias