×

INTERVENÇÃO ARTISTÍCA | Ocupação negra na Fundação Santo André: Baltimore é aqui!

Na última sexta-feira (23), aconteceu na Fundação Santo André uma exposição de fotos sobre as revoltas negras nos E.U.A e no Brasil chamada “Baltimore é aqui!”. Com microfone aberto, estudantes cantaram rap, declamaram poesia e expressaram a realidade dos negros na universidade e na sociedade como um todo.

domingo 24 de maio de 2015 | 23:29

Estudante de Ciências Sociais e Geografia organizaram uma exposição de fotos com revoltas negras nos E.U.A, onde a população tem se levantado para questionar seus mortos, como no caso mais recente em Baltimore que dá nome a exposição, “Baltimore é aqui! ”. O caso do jovem Freddy Gray que teve a espinha quebrada pela policia e foi morto assim como vários casos no Brasil que escancararam o racismo estrutural e a realidade das periferias. Amarildos e Claudias morrem todos os dias na mão da polícia.

A atividade buscou se ligar com o movimento de ocupações pretas que acontecem hoje em várias universidades escancarando o racismo do vestibular e a ausência de cotas raciais, ou políticas de permanência (moradias, bolsas) para a juventude negra.

Num momento onde a Reitoria de José Amilton propõem um novo projeto de "Segurança" com catracas para fechar a universidade e isolar por completo as comunidades do acesso a Universidade e seu conhecimento produzido. Estudantes defenderam com rap, poesias e intervenções que expressam a realidade do povo periférico. a importância da universidade ser aberta aos negros e negras, em especial os moradores da Sacadura Cabral, Tamarutaca e Palmares,




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias