×

COVID-19 | Nova variante do coronavírus é descoberta e já está presente em 21 cidades de SP

A variante é da mesma linhagem da P.1, cepa registra em Manaus.

quarta-feira 26 de maio de 2021 | Edição do dia

Foto: LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Nesta terça-feira, 25, foi descoberto uma nova variante do coronavírus por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A nova variante batizada de P.4, é da mesma linhagem identificada em Manaus.

Veja mais: Brasil tem alta em casos de Covid-19 e 7 estados registram ocupação de UTIs acima de 90%

Após ser submetida a uma análise em plataforma internacional que monitora as variantes do vírus no último dia 4, essa nova cepa, que foi reconhecida como uma mutação do Sars-CoV-2, já foi encontrada em 20 municípios do Estado de São Paulo.

A variante P.4 está com maior presença nas região de Porto Ferreira e do interior paulista nos municípios de Mococa, Cesário Lange, Itirapina, Araras, Santa Cruz das Palmeiras, Tambaú, Rio Claro, Sumaré, Caconde, Tapiratiba, Itapetininga, Capão Bonito, Iperó, Itapera, São José do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Descalvado, Cordeirópolis, Ipeúna e Pirassununga.

Os pesquisadores ainda não sabem o nível de letalidade e transmissão dessa nova cepa.

A situação de agravamento da crise sanitária é fruto da gestão de Bolsonaro e seu governo de militares, assim como dos governadores como Doria, STF e Congresso, que pouco fizeram para barrar a pandemia e contribuíram para que o vírus tivesse terreno pra se desenvolver livremente.

Pode te interessar: Novos ares de mobilização e a adaptação à agenda da CPI: confiar nas forças da nossa classe e da juventude




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias