×

Racismo | Nota de repúdio da Comunidade Congolesa contra o brutal assassinato de Moïse Kabagambe

Reproduzimos aqui a nota de repúdio da Comunidade Congolesa no Rio de Janeiro, contra o brutal assassinato do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe em um quiosque, no bairro da Barra da Tijuca que fica na cidade do Rio de Janeiro. É preciso lutar por justiça contra esse absurdo ato de xenofobia e violência. Justiça por Moïse!

terça-feira 1º de fevereiro de 2022 | Edição do dia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhamos aqui a nota da Comunidade Congolesa no BRASIL/Rio de Janeiro:

Nota de Repúdio ao brutal espancamento e morte de um cidadão congolês e refugiado no Kiosque Tropicália, Posto 8 Barra da Tijuca.

A Comunidade Congolesa no Rio de Janeiro vem a público manifestar o seu mais veemente repúdio à morte por espancamento de MOISE MUGENYI KABAGAMBE, cidadão Congolês e refugiado de 24 anos, por gerente e seus amigos no KIOSQUE TROPICALIA, Posto 8 Barra da Tijuca, no dia 24 de Janeiro de 2022 às 21h.

MOISE MUGENYI KABAGAMBE foi espancado até a morte no kiosque Tropicália onde trabalhava como ajudante de cozinha por um contrato temporária diária, ao qual foi negligenciado por ter chamado bombeiro somente 40 minutos após da morte e conduzido em IML como desconhecido e informar a família no outro dia em torno de10h.

Segundo relatos e vídeos, MOISE no final do seu trabalho foi pedir seu pagamento diária ao gerente, pela distância que ele teve que pegar até Madureira onde reside, o gerente começou a lhe agredir juntos com seus amigos, 5 pessoas no total, batendo lhe com Bastão de Baseball.

Esse ato brutal, que não somente, manifesta o racismo estrutural da sociedade Brasileiro, mas claramente demonstra a XENOFOBIA dentro das suas formas, contra os estrangeiros, nós da comunidade congolesa não vamos nos calar.

Lembrando aqui a Convenção de GENEBRA de 1949 sobre a proteção das Pessoas, onde o Brasil ratificou juntou aos seus protocolos adicionais que tem aplicações CONSUESTUDINÁRIA, um dos princípios básicos do Direito Humano é a Inviolabilidade Absoluta da Vida e direito Humana, particularmente Assassinato, tortura, homicídio..., Por isso exigimos a Justiça para MOISE e que os atores do Crime junto ao dono do estabelecimento, respondam pelo crime!!!!

Combater com firmeza e vencer o racismo, a Xenofobia, é uma condição para que o Brasil se torne uma nação justa e democrática.

Comunidade Congolesa no BRASIL/ Rio de Janeiro




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias