×

DEMISSÕES | No Vale do Paraíba, uma das regiões que mais concentra a riqueza do país, seguem as demissões em massa

O PIB da região é altíssimo e as demissões mostram como mesmo assim os patrões estão demitindo massivamente. É necessário um plano de luta.

quinta-feira 24 de dezembro de 2015 | 00:00

Imagem: Divulgação/ SindMetal-SJC

Saiu no site do G1 que as principais cidades do Vale do Paraíba como São José dos Campos, Jacareí e Caçapava estão entre os 100 municípios no pais onde estão concentrado a maioria da riqueza de acordo com o IBGE no ano de 2013. A cidade de São José dos Campos está na 19º colocação tendo como PIB 28,1 bi, enquanto a cidade de Taubaté está na 47º colocação tendo como PIB 14,7 bi e a cidade de Jacareí está na 95º colocação tendo como PIB 8,2 bi.

A presença do fato destas cidades da região do Vale do Paraíba estarem nos dados do IBGE se deve pelo fato de que onde concentra um importante polo industrial para o pais, ajuda para que estas cidades estejam nas posições em que estão. Esta riqueza é produzida por milhares de trabalhadores que estão trabalhando nas fabricas da região, porem os mesmos não tem acesso a ela pois os grandes empresários, acionistas donos destas grandes empresas são o dono esta riqueza e enriquecem cada vez mais.

Porém nestes dois anos em que se passou a pesquisa do IBGE, de acordo com números publicados pelo CAGED que saiu no site do jornal regional Vale Paraibano a região perdeu 21,5 mil empregos. Em São José dos Campos a diminuição da taxa de emprego foi de 10.206, enquanto Taubaté teve uma diminuição de 6.649 empregos e a cidade de Jacareí perdeu 340 postos de trabalho. Em São José dos Campos, o setor que mais fechou postos de trabalho foi de serviços (4.212), seguido pela industria (2.830), em terceiro vem comercio (1.768) e em quarto construção civil (1.218). Já em Taubaté, o pior saldo foi no setor da industria que fechou 5.037 postos de trabalho, em segundo vêm a área comercial que fechou 1,132 vagas, sendo que em terceiro vem o setor da construção civil que perdeu 460 postos de trabalho e em ultimo setor de serviços que fechou 45 postos de trabalho.

Este cenário da região do Vale do Paraíba é fruto da crise econômica que atravessa o pais, onde que estamos vendo uma forte demissão no setor industrial mas também a aplicação do PPE que não passa de um plano para reduzir o salário dos trabalhadores e que conta com apoio da CUT. Mas também reflete nos cortes da educação que realizou o governo federal no ano de 2015 e no ataques nos direitos trabalhistas que anunciou o novo ministro da economia Nelson Barbosa.

Enquanto milhares de trabalhadores estão perdendo o seu emprego e a inflação vem crescendo cada vez afetando o custo de vida da grande maioria da população, as grandes empresas que nos anos anteriores tiveram lucro e os bancos batendo recorde de lucro. Isto demonstra que o argumento que os patrões utilizam de que não tem dinheiro e por isso que estão demitindo se torna cada vez mais falacioso e fora da realidade.

Por sua vez, os ataques contra os trabalhadores não para por ai. A tendência é que com o numero crescente de demissões na industria, a terceirização cresça na região mas também em todo o Brasil, que os trabalhadores percam o seus direitos conforme já anunciou o novo ministro da economia de Dilma, que o ritmo de trabalho imposto aos trabalhadores cresça cada vez mais e que se tenha jornadas cada vez mais intensa. Tais medidas que já estão sendo tomada por conta da crise e as que vão ser tomada no futuro, a burguesia tem como o único objetivo aumentar sua taxa de lucro.

Neste sentido é preciso urgentemente colocar em pé, um movimento nacional contra os ajustes que coloquem na ordem no dia lutar contra as demissões que estão ocorrendo nas fabricas, como desenvolvermos neste artigo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias