×

10J CONTRA TEMER | No 10J é necessário que a CUT e as outras grandes centrais lutem de verdade!

segunda-feira 6 de junho de 2016 | Edição do dia

Está marcado para o dia 10 de junho o dia nacional de luta contra o golpe e em defesa dos direitos chamado por CUT e CTB, ao qual outras centrais aderiram como a Intersindical. O pesar fica com a CSP-Conlutas que está boicotando o dia 10 na sua base sindical, em vez de somar forças e dar exemplos de luta nas categorias que dirigem.

Vagner Freitas, atual presidente da CUT, colocou no site da central que a CUT irá paralisar fábricas, escolas e retardar atendimentos onde for possível e chama os estudantes a se somar a luta contra o governo Temer e seus planos de fortes ataque a classe trabalhadora.

Apesar de corretas as críticas ao governo golpista de Temer feita pela CUT, a central, ao afirmar que não dará um cheque em branco ao governo Dilma caso a mesma volte, entra em contradição com a política da central que dirigiu seus sindicatos nos anos do governo PT visando preservar os governo Lula e Dilma e sem ter ações de luta quando os ataques vinham do governo do PT.

Numa situação de crise que vem assolando a classe trabalhadora no Brasil, que no ultimo período chegou na triste marca dos 11 milhões de desempregados, a ação chamada pela CUT ainda é insuficiente para frear todos ataques contra a classe trabalhadora,planejada e arquitetada pela burguesia nacional e seus órgãos como Fiesp, uma das principais financiadoras do golpe.

A CUT e as outras centrais devem mobilizar suas bases para uma guerra dura contra a patronal que dia após dia vem aplicando ataques como congelamento de salários no funcionalismo público, demissões em massas na indústria, e projetos de leis que retiram direitos históricos dos trabalhadores como aposentadoria, 13% salário, férias entre outras maldades. Ao mesmo tempo o governo oferece um aumento de 41% para o judiciário e mantém e aprofunda os privilégios dos grandes burocratas da politica nacional.

Por isso o dia 10 deve ser um dia de luta que inicie essa grande batalha, que já vem sendo dada em alguns setores do funcionalismo como a atual greve de funcionários e estudantes nas estaduais paulistas, com várias ações radicalizadas, com métodos da classe trabalhadora como piquetes, trancaços de rua entre outros. Que a CUT e a CTB - que não fizeram nada até agora para opor obstáculo ao golpe ou aos ataques patronais - ponham de fato sua grande estrutura sindical para paralisar grandes fábricas, serviços públicos importantes, categorias precarizadas e lute de fato não só contra os ataques feito pelo governo golpista de Temer mas contra qualquer ataque e retirada de direitos da classe trabalhadora.

O MRT junto com o Movimento Nossa Classe, Esquerda Diário e a Juventude Faísca irá se somar ao dia 10, assim como fizemos no dia 3 (dia nacional de luta em defesa da educação) onde fizemos várias ações destacando as estaduais paulistas, com aulas publicas, piquetes e fechamentos de importantes vias em SP e Campinas, feita em aliança da juventude com a classe trabalhadora. Levantaremos alto a bandeira da luta contra os ataques dos golpistas e dos governos estaduais e municipais, além de levantar a necessidade de impor pela luta uma nova Constituinte para que os trabalhadores decidam os rumos do país contra este regime político apodrecido, questionando os privilégios e os salários dos políticos e juízes, defendendo a abolição da dívida pública e a proibição das demissões. Sabemos que esta guerra está apenas no início e que a burguesia está querendo jogar nas nossas costas o peso da crise, coisa que não iremos aceitar e só com a luta independente dos trabalhadores podemos frear esses planos nefastos.

Sabemos que há setores importantes dentro da CSP-Conlutas e do Movimento Mulheres em Luta que não concordam com esta abstenção vergonhosa defendida pelo PSTU - que na prática deixará a Conlutas longe dos trabalhadores que querem defender seus direitos, empregos e salários contra os ataques golpistas de Temer, e que não confiam no PT e em suas centrais burocráticas. Chamamos estes setores a participarem junto conosco do MRT, que somos parte da Conlutas, para levantarmos uma bandeira independente de classes que faça com que os capitalistas paguem pela crise.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias