Em coletiva ontem no cercadinho, Jair Bolsonaro (PL) perguntou a um de seus apoiadores negros: "Tu pesa o quê? Mais de sete arrobas, né?". Mais um retrato do reacionarismo racista da elite brasileira. Arroba é a unidade de peso usada para gado, fazendo uma clara referência ao período da escravidão, (...)
Redação
Jean Barroso
13:59 |
Renato Shakur
17:35 |
[De Nova York] Neste artigo escrito especial para o Ideias de Esquerda, Daniel Alfonso e Jimena Vergara – integrantes do Left Voice e da Rede Internacional Esquerda Diário – oferecem um panorama da situação política nos Estados Unidos, da emergência de novos fenômenos de luta social e luta de classes (...)
Jimena VergaraDaniel Alfonso
Samuel Rosa
A mensagem se utiliza de expressões racistas, homofóbicas e lesbofóbicas contra os parlamentares, cita armas e descreve a forma pela qual cumpriria a ameaça.
No dia 26 de novembro, o Ministério Público de Pernambuco entregou as alegações finais no caso de Miguel Otávio, pedindo a condenação de Sarí Corte Real pelo crime de abandono de incapaz, qualificado pelo resultado de morte e seus agravantes por ser criança e ter acontecido no período de pandemia.
Cristina Santos
Um dos principais líderes dos Panteras Negras, Fred Hampton, foi assassinado por um infiltrado da polícia estadunidense. A perseguição política do imperialismo ao principal partido político negros e seus líderes demonstra seu medo frente a luta negra.
Pesquisa do IBGE mostra abismo salarial entre brancos e negros no país. Em 2020, a população branca ganhou, em média, um salário 73,3% a mais que a população negra. Divisão entre homens e mulheres também é absurda.
Júlio Dandão
As novas câmeras gravam o que há muito tempo ocorre nas favelas, principalmente contra a população negra
Policiais omitiram no boletim de ocorrência o ato de detenção ao algemar o jovem numa moto para arrastá-lo em via pública.
Entre as 10 cidades que mais matam pessoas negras estão 2 municípios da Bahia e 8 do Rio de Janeiro.
No mês da consciência negra, professoras e professores que fazem parte do Nossa Classe Educação impulsionaram atividades para discutir o antirracismo nas escolas.
Justiça tinha condenado o estado do Rio de Janeiro a pagar indenização de cerca de R$ 600 mil para familiares da vítima em 2020, mas até hoje não receberam nenhum valor.
Ocorreram formações sobre a questão negra durante reuniões pedagógicas da escola estadual Carlos Gomes com a participação de professores da escola Hildebrando Siqueira.
Nossa Classe - Educação
Dados são de julho de 2020 a setembro de 2021.
Entregador e morador do Morro do Palácio, Elias de Lima Oliveira, foi morto com tiro na cabeça pela Polícia Militar enquanto fazia uma operação na favela.
O povo preto é a principal vítima das ações policiais em pelo menos 36 das 50 cidades com mais ocorrências no país.
Perfil supostamente ligado a PM atualmente preso por envolvimento com milícias festejou nas redes sociais a chacina em São Gonçalo, promovida por seus colegas de corporação, que deixaram 10 pessoas mortas na região.
"Fiquei incrédula quando percebi”, disse a jovem, indignada com o racismo que sofreu
PM's fizeram uma festa em uma piscina a cerca de 500 metros da chacina
O estado do RJ concentra 8 das 10 cidades com as maiores taxas de negros assassinados pela polícia. A chacina policial do dia 22 em São Gonçalo - 4ª cidade da lista - que deixou ao menos 8 mortos, é um exemplo brutal dessa estatística que é manchada com sangue negro, jovem e periférico.
Pelo menos uma das vítimas foi retirada de dentro de casa para ser executada pela polícia
Dois dias depois do 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o Estado e a polícia remarcam seu caráter racista e assassino com mais uma chacina no RJ.
Dois dias após o 20N, onde comemoramos a luta de Zumbi, Dandara e do Quilombo dos Palmares contra a elite escravista, o BOPE do Rio de Janeiro faz mais uma chacina em São Gonçalo, deixando pelo menos 8 corpos no mangue.