×

Não é só Derek Chauvin, são todos os policiais

A classe dominante apresentou Derek Chauvin como uma “maçã podre”. Enquanto isso, no ano desde que ele assassinou George Floyd, a polícia dos Estados Unidos matou mais de mil pessoas. Não é só Derek Chauvin. São todos policiais.

sexta-feira 9 de julho de 2021 | Edição do dia

Já passou mais de um ano desde que George Floyd foi morto. Seu assassino - o ex-policial Derek Chauvin - foi finalmente condenado a 22 anos e meio por seu assassinato. O procurador-geral de Minnesota, Keith Ellison, declarou que foi uma das mais longas sentenças que um ex-policial recebeu por uso ilegal de força letal. O veredicto de Chauvin também é notável por ser o primeiro policial branco a ser condenado em Minnesota por matar um homem negro.

A história de condenações de policiais é bastante recente em Minnesota. Em 2019, Mohamed Noor (um somali-americano) se tornou o primeiro policial em serviço a ser condenado (por 12 anos e meio) pelo assassinato de Justine Ruszczyk (uma mulher branca). Durante o julgamento de Noor, membros da comunidade somali levantaram preocupações sobre a duplicidade de critérios quanto à condenação. A condenação de Noor veio logo após a absolvição do ex-policial Jeronimo Yanez pelo assassinato de Philando Castille (um homem negro).

O ônus para a classe dominante por uma condenação foi especialmente alto à luz do vídeo condenatório gravado por Darnella Frazier e o depoimento de testemunhas oculares que viram Derek Chauvin matando George Floyd ajoelhando-se em seu pescoço.

Até mesmo as evidências de vídeo e o depoimento de testemunhas oculares teriam sido insuficientes para condenar Chauvin se não fosse pelo levante multiétnico que se expressou globalmente contra a polícia, que incluiu o incêndio do prédio do terceiro distrito policial de Minneapolis. Enquanto o advogado de defesa de Chauvin tentava culpar Floyd por sua própria morte, retratando-o como um criminoso rebelde que estava sob influência de substâncias, a promotoria manteve um foco nítido em retratar Chauvin como um incômodo proposital na nobre profissão de policiamento. Enquanto policiais após policiais (incluindo o representante da classe dominante e o chefe de polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo) testemunhavam contra Chauvin, estava claro que a classe dominante havia escolhido Chauvin como bode expiatório para proteger o status quo da polícia racista. Como Scott Cooper escreveu no início do julgamento: “Derek Chauvin é uma “maçã podre” entregue aos governantes em uma bandeja de prata. Eles não têm intenção de tirar o dinheiro da polícia, muito menos abolir as forças que servem aos seus interesses e protegem o seu sistema de exploração. Eles vão jogar de bom grado aquela maçã podre, se isso for necessário para proteger o barril que está cheio até a borda com Derek Chauvin´s, armados, perigosos e prontos para matar por uma alegada nota de U$20 falsificada.”

No dia da sentença, o procurador-geral assistente de Minnesota, Matthew Frank, disse ao tribunal: “Este caso não é sobre todos os policiais. Não se tratava de policiamento. Este caso é sobre Derek Chauvin desconsiderando todo o treinamento que recebeu e agredindo o Sr. Floyd até que ele morresse sufocado ”. Embora seja verdade que no tribunal, o julgamento de Derek Chauvin foi sobre provar sua culpa e não a todos os policiais, o veredicto de Chauvin inquestionavelmente escapa de analisar a natureza intrinsecamente violenta e racista de todo o sistema de policiamento. A declaração do procurador-geral adjunto também soa vazia quando a história do assassinato de Terrance Franklin (outro homem negro) pela polícia em 2013 foi publicada na revista Time no mesmo dia da sentença de Chauvin. Em um vídeo filmado por uma testemunha, policiais são ouvidos se referindo a Franklin várias vezes com palavras extremamente ofensivas e racistas antes de matá-lo. A história contradiz a versão da polícia - que Franklin foi morto depois que ele obteve o controle de uma arma de fogo da polícia enquanto a polícia o prendia.

O objetivo principal dos departamentos de polícia, os descentendes dos capitões de mato, é proteger a propriedade privada. Eles estão lá para suprimir greves, levantes e qualquer militância que ameace a classe dominante. Eles têm como alvo as minorias e os mais marginalizados da sociedade. Derek Chauvin não é exceção à regra - ele é a regra. Desde que Derek Chauvin assassinou George Floyd em 25 de maio de 2020, a polícia dos Estados Unidos já assassinou pelo menos 1.068 pessoas.

Apesar de, imediatamente após o assassinato de Floyd, alguns líderes tenham prometido acabar com o financiamento da polícia, muitos prefeitos de cidades importantes aumentaram os orçamentos policiais. A proposta pela abolição da polícia também foi atenuada para propostas de reforma que garantem que haverá alguma presença armada para brutalizar e assassinar pessoas a fim de proteger a propriedade privada. Enquanto o Governo neoliberal de Biden e seus representantes trabalham para reconstruir a confiança nas instituições estadunidenses e a classe dominante pinta Chauvin como uma “maçã podre”, não devemos esquecer que foi necessário um movimento global com milhões nas ruas para obter a condenação e a sentença de um policial. E embora prender policiais assassinos não faça justiça, torna mais difícil para os policiais nos assassinar e suprimir nossos movimentos. A única maneira de desmantelar esses sistemas opressores violentos e racistas é a classe trabalhadora e os oprimidos se organizarem democraticamente e permanecerem nas ruas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias