×

CONTRA O AUMENTO EM MINAS GERAIS | Na volta às aulas, novos atos contra o aumento

O Esquerda Diário entrevistou jovens de diversas organizações da esquerda sobre os próximos atos. Confira e veja as próximas ações.

quarta-feira 27 de janeiro de 2016 | 12:16

Em fevereiro voltam as aulas nas escolas e está sendo preparado pela juventude um novo momento de atos contra o aumento da passagem os ônibus em belo Horizonte e Contagem.

Em Belo Horizonte, cerca de 80 jovens secundaristas e de organizações políticas de esquerda e movimentos sociais se encontraram para traçar o plano das novas ações contra o aumento da passagem na cidade, que já é o terceiro aumento consecutivo em ao menos um ano. O novo ato em Belo Horizonte está marcado para o dia 18/02. Denúncias não faltaram sobre as relações amistosas entre as empresas de ônibus e o prefeito Marcio Lacerda e Fernando Pimentel. A próxima reunião para organizar o ato era dia 01 de fevereiro, 18h30, na sede do SindRede na Avenida Amazonas 491, próximo à Praça Sete.

Já em Contagem, jovens junto a trabalhadores e sindicatos de luta como o da saúde e da educação tiraram medidas para seguir a mobilização contra o aumento das passagens na cidade e na região metropolitana, com um ato marcado para dia 16/02, às o9:oo horas, na Câmara Municipal da cidade, contra o aumento das passagens e contra o decreto que permite que as empresas de ônibus da cidade sejam isentas de pagar dívidas milionárias. Os sindicatos farão uma ação jurídica contra o aumento e contra o decreto de isenção de impostos das empresas e novas panfletagens irão cobrir escolas, o metrô e a feirinha do Eldorado e do Amazonas na cidade até o ato.

Veja a seguir relatos de militantes a partir das reuniões de Belo Horizonte e Contagem.

Belo Horizonte:

“Ontem fizemos reunião ampliada que foi bem interessante. A reunião estava muito cheia, contando com vários movimentos e frentes de esquerda da cidade de Belo Horizonte e já organizamos tudo, já marcamos o ato para dia 18/02 e vamos bombar, vamos barrar esse aumento da tarifa porque é um absurdo. E aí volta as aulas, vamos aumentar a luta com os estudantes secundaristas e com os trabalhadores de Belo Horizonte também pra realmente barrar esse aumento. É isso!”
Isabela de Moura, 17 anos, militante da UJR (União Juventude e Rebelião)

“A reunião da frente que aconteceu na segunda dia 25/01, foi uma reunião muito importante para a esquerda e para os movimentos sociais aqui de Belo Horizonte. Ela contou com cerca de 80 pessoas que estavam dispostas a organizar a luta contra o aumento do preço da tarifa de transporte em Belo Horizonte. Essa reunião acontece num momento em que toda a esquerda, todos os movimentos sociais estão precisando se unificar para lutar contra o aumento da tarifa mas não... Também contra todos os ataques dos governos e das empresas que estávamos sofrendo no Brasil. As empresas que comandam o transporte em Belo Horizonte e que financiam as campanha dos prefeitos e depois os prefeitos são coniventes com os aumentos da tarifas. Mas não só os prefeitos mas também os governadores como o Fernando Pimentel do PT aqui em Minas Gerais. Então a importância dessa reunião é unificar os movimentos sociais e os partidos políticos de esquerda para lutar contra os ataques que a gente está sofrendo em Belo Horizonte mas também ficou um exemplo pra todas as capitais e todas as cidades do Brasil”.
Izabella Lourença, da juventude do PSTU, Belo Horizonte.

“Acreditamos ser de fundamental importância que percebamos que o aumento da tarifa está relacionado ao ajuste fiscal e ao tarifaço que aplica o governo Dilma (PT) que ataca os direitos dos trabalhadores e quer passar a conta da crise para os trabalhadores e a juventude. Os governadores e prefeitos os seguem exatamente a cartilha do governo Dilma sejam os governos estaduais como o de Pimentel (PT) em Minas Gerais ou de Alckmim do PSDB em São Paulo como os municipais, de Lacerda (PSB) em BH e de Carlin Moura (PCdoB) em Contagem. Fica claro que estes governos estão do lado dos ricos, como é o caso das empresas de ônibus, pois em todas as cidades e regiões metropolitanas houve aumento da tarifa. Foi importante termos no dia 25/01 uma reunião que organizasse coletivamente a luta contra a tarifa em Belo Horizonte, a reunião tinha em torno de 80 pessoas, entre estudantes, trabalhadores, sindicatos, movimento sociais, o que deixa claro a indignação da população com o aumento da tarifa e a situação política do país, serviu também para que pudéssemos definir coletivamente o rumo dos atos e manifestações, coisa que não vinha acontecendo por uma política do MPL-BH de centralização e não coletivização e articulação das manifestações, é possível ter unidade e somente com ela é possível derrotar o aumento das tarifas em BH, como fizeram os secundaristas de São Paulo para derrotar o projeto de reorganização escolar de Alckmin, somente com a mobilização é que podemos derrotar o aumento. Haverá um próximo encontro no dia 01/02 às 18:00 que deverá ser SINDREDE e convidamos toda a população a se juntar ao movimento pra que possamos derrotar o aumento da tarifa!”
Edivaldo - Juventude Vamos à Luta - Diretório Municipal do Psol - BH

Contagem:

“O próximo ato contra o aumento das passagens aqui em Contagem ficou marcado para o dia 16/02 em frente a Câmara Municipal. Foi lá que no final do ano passado, por pura pressão popular, e uma votação apertadíssima, vetou a isenção de impostos e o perdão da dívida das empresas de ônibus. Mas não basta isso já que logo depois o prefeito Carlin com apoio de vereadores financiados pelas empresas de transportes assinou um decreto inconstitucional que perdoou a dívida dessas empresas, como a São Gonçalo, por exemplo. Enquanto isso, são os trabalhadores e a juventude que sofrem todos os dias com o transporte público de péssima qualidade, com passagens caríssimas, que demoram a passar, falta de linhas e que perdem ainda mais tempo quando precariza o trabalho do motorista com a dupla função de trocador. Precisamos derrubar o aumento e esse decreto inconstitucional assinado pelo prefeito Carlin. Basta de deixarmos nossas vidas no busão, e que tomemos em nossas mãos o controle dos transportes, estatizando sob controle dos trabalhadores e dos usuários.”
Clarissa Ramos, da Juventude às Ruas

“A reunião que aconteceu hoje em Contagem contra o aumento das tarifas do transporte público, deu um novo fôlego a mobilização. A exemplo de BH e demais regiões metropolitanas, é necessário intensificarmos as lutas e unificarmos as regiões para derrotarmos os aumentos abusivos que é fruto de um combinado entre empresários e governos. Em Contagem, além de aumentar a tarifa o prefeito Carlin Moura do PcdoB concedeu uma isenção de dívidas das empresas de ônibus que deviam à prefeitura. São os trabalhadores e a juventude que dependem do transporte público que acabam pagando por esses absurdos, além de não contar com um transporte de qualidade.”
Camila Miranda da Anel e da Juventude do PSTU, Contagem.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias