×

IMPUNIDADE | Moro elogia Odebrecht e tira da prisão seus executivos corruptos

O juiz Sérgio Moro elogiou o Grupo Odebrecht por sua "louvável mudança de postura" ao se comprometer publicamente a mudar seus métodos empresariais. O juiz também mandou soltar dois executivos da empresa presos em esquemas de corrupção.

terça-feira 20 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Na última segunda (19) a Procuradoria Geral da República encaminhou ao STF os acordos de delação dos 77 executivos ligados à Odebrecht. No mesmo dia a empresa publicou um comunicado onde admite: "Desculpe, a Odebrecht errou", se referindo a "métodos inapropriados" evidenciados pelos esquemas de corrupção em que é apontado o envolvimento da empresa, que se compromete a mudar.

A declaração comoveu e arrancou elogios de Sérgio Moro. O juiz não só considerou "louvável" a postura da empresa, como aceitou tirar da prisão dois de seus executivos ligados ao "departamento de propina". A soltura de Olívio Rodrigues Júnior e Luis Eduardo Soares eram parte dos acordos de delação.

Ao mesmo tempo que aplaude a empresa por prometer mudar suas práticas corruptas, Moro cumpre o acordo de liberdade dos executivos corruptos. Este é mais um exemplo como o objetivo da Operação Lava Jato não é acabar com o desvio de dinheiro público, ou combater a falta de ética na relação entre políticos e empresas.

Manobrando em discussões com seus pares empresarias, a República de Curitiba conseguiu burlar a Constituição de 1988, onde se diz que todo o dinheiro recuperado em casos de corrupção deve retornar à parte lesada, e agora embolsa até 20% de todo o valor das delações.

As delações premiadas são a própria empresa privada do Judiciário para enriquecimento de juízes e procuradores, que conforme denunciamos recebem parte do dinheiro das leniências que ficam com a procuradoria. Com o nome do presidente ilegítimo Michel Temer aparecendo novamente nos últimos acordos de delação recebidos, essa se torna também uma ferramenta de pressionar por ataques mais duros.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias