×

Minas Gerais | Mina que deslizou na 040 teve ampliação aprovada com urgência por Zema na virada de 2021

Em janeiro de 2021, em pleno recesso e sob críticas de ambientalistas, a mineradora francesa Vallourec exigiu com urgência o licenciamento da ampliação de estruturas como a que deslizou atingindo a BR-040 no sábado (08). Sob recomendação do governo Zema o pedido acabou concedido.

terça-feira 11 de janeiro de 2022 | Edição do dia

Foto: Bruno Costalonga Ferrete

Uma reportagem do Observatório da Mineração denunciou que, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, foi acatado em regime de urgência o pedido de licenciamento de várias estruturas da mineradora francesa Vallourec, responsável pelo deslizamento de sábado (08) em Nova Lima/Brumadinho (MG) que provocou o transbordamento de um dique, interditando a BR-040, ferindo uma pessoa e levando à remoção dos moradores da área. O motivo da urgência? A empresa já havia atingido o limite de área permitido para o armazenamento de resíduos e teria que parar a produção, afetando seus lucros.

Minas Gerais | "É a ganância capitalista que faz com que as chuvas signifiquem destruição para o povo", diz Flavia Valle

Mesmo sob críticas de entidades ambientalistas como a Promutuca e a MovSam, que já denunciavam alto risco de “desastres, mortes e poluição”, o pedido de urgência foi acatado sob recomendação da Secretaria de Meio Ambiente (Semad) do governo de Romeu Zema (Novo). Essa é mais uma mostra absurda de que são os capitalistas, com o apoio de governos como os de Zema e Bolsonaro, os responsáveis pelas tragédias que atingem estados como Minas Gerais e Bahia. Em MG apenas, já são 138 cidades em estado de emergência e sequer é apresentado um plano para enfrentar a situação.

É preciso garantir todos os recursos para a reconstrução das áreas atingidas através de um plano de obras públicas financiado com o confisco dos lucros de mineradoras como a imperialista Vallourec, a taxação progressiva das grandes fortunas e o não pagamento da dívida pública, que somente em 2022 enviará 1 trilhão de reais para os bolsos de banqueiros e especuladores.

Enchentes | “Lutemos por um plano de emergência em Minas” diz diretora de Centro Acadêmico da UFMG




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias