×

MIANMAR | Mianmar: um governo de unidade nacional busca disputar legitimidade com os militares

À medida que aumenta a repressão, mas também a resistência, a formação de um novo governo de unidade nacional satisfaz as aspirações da juventude da classe trabalhadora?

quinta-feira 29 de abril de 2021 | Edição do dia

Desde o golpe de Estado de 1º de fevereiro que derrubou os representantes eleitos da Liga Nacional para a Democracia (LND), a junta militar reprime continuamente. Em 9 de abril, 83 manifestantes foram mortos pelo exército em Pegu, a 100 quilômetros de Yangon, e neste sábado, três pessoas foram mortas em Mogok, no centro do país, quando pequenas bombas caíram sobre Yangon, causando vários feridos.

Segundo a Associação de Assistência a Presos Políticos, desde 1º de fevereiro a junta militar deixou pelo menos 737 mortos e 3.141 pessoas ainda estão presas. Para o fim de desafogar as prisões ou diminuir a ira popular, o regime libertou 23.000 prisioneiros, mas sem especificar se os manifestantes e opositores foram incluídos.

O Exército encontrou resistência particularmente forte e inesperada, devido às consequências econômicas do golpe e do movimento de greve geral. Diante desta situação, o estabelecimento de um governo provisório burguês levanta a questão da direção do movimento de resistência.

A junta militar em luta

A greve geral iniciada pelos trabalhadores do país paralisou a economia, com bancários, funcionários públicos e trabalhadores que deixaram de trabalhar. A moeda de Mianmar, o kyat, foi desvalorizada em 14% desde o golpe. Além disso, a forte demanda de importação e a dependência da entrada de capital estrangeiro, bem como a instabilidade política e a incerteza dos investidores, farão com que a economia se deteriore nas próximas semanas e meses. Por outro lado, sob pressão internacional, a gigante japonesa Kirin Holdings se separou da Myanmar Economic Holdings, um dos dois principais conglomerados econômicos do exército. A Woodside Petroleum também suspendeu suas operações em Mianmar e a Total, que é uma fonte crucial de divisas para os militares, deve suspender as operações em face da crescente pressão internacional, embora por enquanto a multinacional francesa queira justificar sua presença no país.

Mas o maior obstáculo à completa constituição da junta é, sem dúvida, a resistência que esta encontra entre o povo de Mianmar, que se manifestou e lutou incansavelmente durante dois meses e meio contra a privação de suas liberdades. Os jovens em particular, que não viveram os piores dias da ditadura, estão na linha de frente na defesa de suas liberdades.

Todos esses elementos constituem dificuldades para a estabilização da junta, ao contrário do golpe de 1988, em que os militares se instalaram em poucos meses. A União Europeia, por sua vez, sancionou dez membros do conselho, bem como duas empresas que o financiam - Myanmar Economic Holdings Ltd e Myanmar Economic Corporation - ao condenar a repressão às manifestações.

Apesar de todas essas dificuldades, os militares se recusaram a negociar. Portanto, a situação se reduz a uma espécie de impasse, tanto para a junta quanto para a comunidade internacional, que não encontra saída; por exemplo, não ser capaz de estabelecer um processo que leve a novas eleições em um curto espaço de tempo. Com isso em mente, para chegar a um compromisso sobre a crise, a ASEAN (principal órgão de cooperação internacional do Sudeste Asiático sem a China) convidou o líder do conselho, General Min Aung Hlaing, a participar da cúpula em 24 de abril. Sua participação foi confirmada nesta segunda-feira e será a primeira viagem do comandante militar ao exterior, assim como o primeiro encontro da junta com lideranças estrangeiras.

O governo de unidade nacional: uma espécie de Frente Popular de oposição

Na sexta-feira, membros da oposição, incluindo deputados do partido de Aung San Suu Kyi, anunciaram a formação de um governo de unidade nacional. Este tipo de “Frente Popular” é formada por Aung San Suu Kyi, que continua presa, bem como por líderes de manifestações e minorias étnicas. Rapidamente, Moe Zaw Oo, Vice-Ministro das Relações Exteriores do Governo de Unidade Nacional, exigiu que a ASEAN não reconhecesse a junta e convidou membros do Governo Provisório a participarem da cúpula de 24 de abril no lugar do General Min Aung Hlaing, declarando: "Se a ASEAN planeja tomar qualquer ação contra Mianmar, gostaria de dizer que só terá sucesso se negociar com o Governo de Unidade Nacional, que conta com o apoio do povo e goza de plena legitimidade”.

A criação do Governo Provisório constitui um ponto de inflexão na estratégia da LND, o partido de Aung San Suu Kyi, que percebeu que não poderia vencer sem fazer alianças com exércitos étnicos. Estes últimos são muito heterogêneos: alguns só romperam com o exército no final de março, outros permanecem aliados do governo e até firmaram acordos com o exército. Entre eles, a União Nacional Karen (KNU), que se opôs à junta e atacou o Exército, iniciou um diálogo com o governo provisório.

O KNU é uma das organizações que mais complica os militares. A Brigada 5, por exemplo, apreendeu dois postos militares no distrito de Papun e bloqueou a entrega de alimentos às tropas locais. Posteriormente, os militares responderam com ataques aéreos que mataram várias pessoas e obrigaram outras milhares a fugir de suas casas, muitas delas em direção à fronteira com a Tailândia, enquanto outras se esconderam em cavernas e florestas para evitar bombardeios.

Hoje, o KNU está em negociações com o Governo Provisório para discutir a criação de um sindicato federal e se posiciona para a constituição de um exército federal com todos os exércitos étnicos que se opõem à Junta. No entanto, o KNU continua suspeitando da LND e acredita que não houve nenhum progresso durante o mandato de cinco anos de Aung San Suu Kyi. Em uma entrevista com o Irrawaddy, o porta-voz da Brigada 5 do KNU explica: “A LND apenas tentou chegar a um entendimento com os militares. Não apenas ignorou as organizações armadas étnicas, mas também adotou políticas destinadas a suprimi-las”.

Por outro lado, o exército Arakan, que é a principal força no estado de Rakhine ocidental, tem uma posição ambígua e se manifestou contra a repressão de civis, ameaçou se juntar aos protestos, mas ao mesmo tempo chegou a um acordo de paz com os militares após o golpe. A região também é um local estratégico para a China, é o ponto de partida de dois oleodutos que transportam gás e óleo e em breve será o local de um porto de águas profundas construído por Pequim, que apoiou o Exército Arakan quando foi criado em 2009 .

O Exército do Estado de Wa unificado, também apoiado pela China, também não se opôs à ditadura e continua a manter contato com ela, pois goza de independência de facto devido à sua localização ao longo da fronteira oriental da China. Um relatório do Grupo de Crise Internacional afirma que este último "só entraria em confronto com as forças do regime se houvesse uma ameaça aos seus interesses diretos" e poderia "estar disposto a chegar a um acordo com o regime, se fortalecesse os seus estatuto de autonomia."

Na verdade, a oposição de várias organizações armadas à Junta aumenta a possibilidade de uma guerra civil. Mas suas diferenças de posição e o fato de nunca terem conseguido formar uma frente única desde a independência do país em 1948, torna difícil estabelecer uma ampla aliança contra a ditadura. Acima de tudo, esses erros políticos da direção dos exércitos étnicos e da LND, o partido burguês de Aung San Suu Kyi que nunca ajudou as minorias étnicas, mesmo fomentando sua opressão, como o massacre de Rohingya perpetrado pelo Exército de Mianmar, mostra que eles são incapazes de oferecer uma resposta substantiva às nacionalidades oprimidas e aos manifestantes nas cidades.

Os jovens e trabalhadores de Mianmar não têm nada que esperar do governo de unidade nacional

A questão que se coloca na situação atual é a seguinte alternativa: os jovens e os trabalhadores se alinharão com o governo de unidade nacional ou serão capazes de se organizar independentemente das diferentes direções conciliadores burgueses para organizar sua própria autodefesa e batalhar por suas próprias demandas? Na realidade, o Governo de Unidade Nacional, liderado pela LND, representa apenas uma ala capitalista diferente daquela encarnada pela junta governante.

Alinhar-se por trás de tal governo só pode levar à estagnação na melhor das hipóteses ou à derrota na pior. Acima de tudo, apelar às potências imperialistas ou outras potências capitalistas regionais como a ASEAN não é uma perspectiva favorável aos anseios das classes populares em Mianmar. Além disso, as potências imperialistas relutam em intervir em Mianmar por medo de enfrentar a China, que tem muitos interesses na região.

A juventude e a classe trabalhadora de Mianmar só podem contar com suas próprias forças para derrubar a junta militar, bem como com a solidariedade das classes populares dos países vizinhos e de todo o mundo. A constituição de um Governo de unidade nacional e a instabilidade do regime colocam mais do que nunca a questão dos rumos do movimento de oposição, que vai determinar o curso dos acontecimentos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias