×

METRÔ DO RECIFE | Metrô do Recife aumentará para 4,25, subindo 268% em 2 anos

Famoso pelo seu péssimo serviço e problemas recorrentes, o Metrô do Recife aumentará o preço para 4,25 - sem que isso signifique nenhuma melhora no serviço.

quinta-feira 11 de março de 2021 | Edição do dia

Atrasos, trens lotados, e até mesmo defeitos no meio da via - obrigando os passageiros a descer e ir a pé até as estações - e até mesmo descarrilhamentos. Essa é a rotina dos usuários do metrô da capital pernambucana. Os trabalhadores do transporte não se encontram em situação melhor. Trabalham em péssimas condições e ainda expostos a Covid-19. Ainda por cima, durante uma boa parte da pandemia o metrô funcionou em horário reduzido, diminuindo os custos da empresa e aumentando as aglomerações.

Mesmo com tudo isso, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) determinou o aumento da passagem de 4,00 para 4,25, um aumento de 6,25%, acima da inflação. Cabe dizer que até há 2 anos atrás a tarifa do metrô era de 1,60. No entanto, após uma decisão da justiça, a tarifa foi escalonando rapidamente durante os anos de 2019 e 2020 até atingir o valor atual. Com esse novo aumento, a passagem acumulará uma alta de 268% em 2 anos.

A CBTU também é responsável pelos metrôs de Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa e Natal, que também tiveram reajustes similares. Enquanto o preço aumenta, a renda da população só cai. O Nordeste lidera os índices de desemprego do país. Ao mesmo tempo o serviço fica cada vez mais precária.

Bolsonaro é o responsável direto por esse aumento, pois a CBTU é ligada ao governo federal e faz isso se apoiando em uma decisão da justiça, mostrando bem a ques essa serve. Ao mesmo tempo, o PSB aqui em Pernambuco não se mostra tão diferente no transporte. Apesar do ex-prefeito Geraldo Julio ter criticado no ano passado os sucessivos aumentos o PSB foi responsável por subir as tarifas de ônibus e também por aplicar a dupla função no estado. Por isso, é necessário uma resposta dos trabalhadores, independente dos patrões que querem despejar a crise nas nossas costas, sejam eles da extrema direita bolsonarista ou do PSB.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias