Nos primeiros anos da Revolução Russa os revolucionários se debruçaram em discutir um programa e um cúrriculo que atendesse as demandas da classe trabalhadora e da nova sociedade que estava se formando, rompendo com os valores burgueses que até então predominavam no (...)
O Ensino religioso confessional nas escolas públicas é contraditório com o projeto do “Escola sem Partido”?
Hoje, foi retirado o pedido de urgência e adiada a votação do projeto “Escola sem Partido”, na cidade de Campinas. Mas o que significa esse movimento?
Mesmo antes de ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, secretários municipais, estaduais e o MEC, com apoio dos reformadores empresariais do “movimento pela base nacional curricular", lançam manual para a implementação da Base Nacional Comum (...)
Diante da discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, ressurge com força a proposta de inclusão das competência socioemocionais no currículo escolar. Mas o que significa isso?
Governo anuncia intensão de modificar regras do FIES, restringindo ainda mais o acesso ao Ensino Superior no país.
Semana passada, o MEC entregou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão responsável por sua aprovação final. Essa base representa um avanço do gerencialismo empresarial na educação.
Ontem, o vereador da cidade de São Paulo, Fernando Holiday (MBL e DEM), realizou visitas surpresas em escolas da rede municipal paulistana para "ver as estruturas das escolas da rede" e também para averiguar se não está havendo “doutrinação nos conteúdos que estão sendo dados em sala de aula”, ou, como (...)
O impacto da Reforma da Previdência que Temer não atingirá os jovens só daqui 40 ou 50 anos, quando forem se aposentar. Ela terá efeitos imediatos.
A reforma da previdência e o PL da terceirização são duas políticas que se complementam.
Semana passada se comemorou o aniversário de nascimento e morte de Nadeshda Krupskaya (1869-1939), figura importante da Revolução Russa e do pensamento educacional socialista. Para comemorar essa grande revolucionária, publicamos um texto inédito em língua (...)
Hoje, a Reforma do Ensino Médio foi sancionada por Michel Temer. Entenda alguns efeitos dessa reforma sobre a formação do jovem trabalhador.
Por que o aumento anunciado por Alckmim é um ataque ao magistério paulista?
A eleição de Trump e a indicação de Betsy DeVos para secretária de educação apontam para um novo ciclo de privatização da educação nos Estados Unidos da América.
Entrevistamos o Prof. Dr. Evaldo Piolli, da Faculdade de Educação da UNICAMP, sobre a MP que reestrutura o Ensino Médio nacional.
Algumas implicações da reforma do Ensino Médio para a educação profissional.
Por que nos opomos à reforma do Ensino Médio imposta pelo MEC?
Em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, o secretário de educação de São Paulo deixou bem claro que utilizará a reforma do Ensino Médio para promover a reorganização das escolas paulistas, derrotada pelas ocupações de escolas do fim do ano (...)
Ainda sobre a proposta do golpista Michel Temer para a Educação.
Por que a reforma do Ensino Médio não garante o direito de escolha dos estudantes?
MEC quer jogar uma cortina de fumaça, dizendo que não cortará disciplinas do currículo. Mas, pelo seu projeto, com exceção de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, todas as disciplinas sofrerão, ao menos, redução na carga horária obrigatória, e não há garantia que seguirão fazendo parte do (...)
Entenda a reforma do Ensino Médio defendida pelo MEC.
Resultado do IDEB atiça a sanha dos reformadores empresariais no MEC.
Resposta ao ideólogo dos reformadores empresariais, Gustavo Ioschpe.