×

Serviço Social UnB | Marxismo e Luta de Classes: vai começar grupo de estudos na UnB, participe!

Vai começar o Grupo de Estudos “Marxismo e Luta de Classes” no Serviço Social da UnB. Na primeira sessão o tema será dialética, a partir do texto de Leon Trótski “O ABC da Dialética Materialista”. Convidamos todes a participarem na sexta-feira, dia 29/10, às 9h30 via Google Meet.

terça-feira 19 de outubro | Edição do dia

Arte Marx: @garatujas.isa

Convidamos todes estudantes, trabalhadores, professores da UnB e outros interessados, e em especial os alunos do Serviço Social, para a primeira sessão do Grupo de Estudos “Marxismo e Luta de Classes”. O grupo será impulsionado pela mídia independente Esquerda Diário e acontecerá em formato online.

O tema do primeiro debate será dialética materialista. O grupo de estudos que se iniciará na sexta-feira, dia 29/10, às 9h30 via Google Meets, tem como objetivo abrir uma série de debates, que acontecerão periodicamente, para aprofundar os debates e apropriação do marxismo clássico e seu método. Buscando compreender juntos sua atualidade e aprofundar as reflexões dos debates que vemos dentro e fora da sala de aula.

Os encontros que acontecerão quinzenalmente buscarão resgatar textos fundamentais do marxismo clássico de Marx e Engels, mas também de grandes pensadores do marxismo do século XX como Leon Trótski, Vladimir Lênin e Rosa Luxemburgo.

Para abrir o ciclo de debates a primeira discussão será a partir de um texto clássico “O ABC da Dialética Materialista” - parte do livro “Em Defesa do Marxismo”, de 1940 - escrito pelo dirigente bolchevique da Revolução de Outubro de 1917 ao lado de Lênin e um dos principais generais do Exército Vermelho, Leon Trótski.

O texto pode ser lido aqui: O ABC da dialética materialista

Afinal, para aprofundarmos os debates sobre o marxismo no que consiste o método marxista? O que é a lógica dialética? E materialismo histórico? E como isso se relaciona com a luta de classes, a crise e as expressões da questão social?

Essas e outras perguntas vamos procurar debater e amadurecer em conjunto em nosso primeiro encontro da sexta-feira, 29/10.

Não perca! Para mais informações envie uma mensagem para 61 99903-2711 - Luiza, estudante de Serviço Social na UnB.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias