×

LONDRES | Manifestação em Londres em solidariedade ao povo grego

Mais de mil pessoas se concentraram esta segunda-feira na Praça Trafalgar (centro de Londres), para expressar solidariedade aos trabalhadores e povo grego e contra os planos de ajuste das instituições europeias.

Alejandra RíosLondres | @ale_jericho

segunda-feira 29 de junho de 2015 | 21:53

Londres também foi testemunha das mobilizações que foram convocadas em varias cidades europeias em coordenação com o chamado na Praça Sintagma em Atenas como parte de um movimento europeu para expressar o repúdio à extorsão que se quer impor ao povo trabalhador grego.

O protesto solidário foi lançado pela Greek Solidarity Campaign (Campanha de Solidariedade com a Grécia), Global Justice Now (Justiça Global Já) e War on Want, e contou com o respaldo da formação Left Unity (Esquerda Unida) e o Socialist Workers Party (Partido dos Trabalhadores Socialistas inglês, o SWP).

Trafalgar Square é um dos pontos de encontro mais comuns para o ativismo de esquerda, próximo ao parlamento. A partir das 18h local, enquanto milhares se concentravam na praça Syntagma em Atenas, em repúdio as pressões da Troika, nos degraus da praça londrina se podia ler um cartaz gigantesco com a mensagem "Dop Greece’s Debt!" (Cancelamento da dívida grega!). Outros cartazes diziam em grego "Oxi" (Não) e "A austeridade mata: matemos a austeridade!".

O rally contou com a presença de oradores conhecidos: o jornalista e ativista Owen Jones, o cineasta Ken Loach, o deputado Jeremy Corbyn, a dirigente do Partido Verde, uma dirigente de Syriza em Londres e vários ativistas sindicais. Todos coincidiram em repudiar a prepotência da Troika e denunciar os planos de ajuste.

Um porta-voz da campanha solidária à Grécia sinalizou que o destino do país não está só nas mãos do povo grego, por isso é importante construir um movimento internacional e impedir que os capitalistas da Europa se unam contra a Grécia.
Com o lema #CancelGreekDebt, difundido nas redes sociais, milhares se reuniram para condenar o "ato de guerra financeira do Banco Central Europeu à mãos de uma elite de tecnocratas contra a Grécia".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias