×

RESISTÊNCIA ANTIFASCISTA | Manifestação de corinthianos impede ato bolsonarista na Paulista

Torcedores do Corinthians se reuniram na Av. Paulista na tarde desde sábado (09) para impedir ato bolsonarista pró-ditadura que havia sido marcado para o mesmo horário.

domingo 10 de maio de 2020 | Edição do dia

Os torcedores carregavam uma faixa "Somos democracia", relembrando os tempos da "Democracia Corintiana" de Sócrates.

Segundo o jornalista Fernando Morais, a manifestação foi relâmpago: "Como se tivessem surgido do nada, cada um vindo de um lugar diferente, corintianos fizeram uma manifestação-relâmpago pró democracia na avenida Paulista, na hora e no local em que bolsominions planejavam um ato de apoio ao Genocida."

Em Brasília, a manifestação bolsonarista aconteceu, já em São Paulo, aparentemente os defensores da ditadura se intimidaram frente à manifestação dos torcedores e não apareceram.

Em meio à pandemia que vem escancarando à barbárie capitalista internacional e a degradação da democracia brasileira, profundamente abalada desde o golpe de 2016, os torcedores corinthianos deram exemplo de resistência contra à absurda defesa da ditadura que vem da boca de de Bolsonaro, Regina Duarte e seus apoiadores negacionistas, que tem as mãos sujas de sangue por ontem e por hoje.

A histórica experiência da "Democracia Corinthiana" vivida pelo clube durante a última década da ditadura cívico-militar no Brasil, apontou elementos muito mais profundos de democracia real do que hoje querem nos fazer acreditar, como se o povo apenas pudesse votar de 2 em dois anos elegendo seus algozes.

É por isso que saudamos a manifestação dos torcedores e cada demonstração de resistência e luta dos trabalhadores da saúde pelo país, que exigem condições de segurança para trabalhar se enfrentando com um governo que diz "e daí?" para as dezenas de milhares de mortes pelo corona vírus no país.

Para uma experiência verdadeiramente democrática que enfrente Bolsonaro e Mourão, mas sem depositar nenhuma confiança na falsa oposição do Congresso e governadores que também vem mostrando como não são alternativas à crise sanitária e econômica, precisamos de uma nova Assembleia Constituinte Livre e Soberana, para que o povo decida os rumos do país em todos os âmbitos, como em pequeno fizeram o time corinthiano que inspirou esses torcedores de hoje.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias