×

CAMPINAS | Mais um ano, mais um aumento nas contas de luz em Campinas

Mais um ano se inicia com o aumento nas contas de energia elétrica na região de Campinas. A partir desta terça, 08/04 o preço aumentará de 7,78% para o consumo residencial e 8,34% para pequenos comércios. O reajuste está sendo aplicado em 234 cidades do Estado, atingindo cerca de 4 milhões famílias.

quarta-feira 10 de abril de 2019 | Edição do dia

O aumento ocorre com a colaboração da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), instituição pública que tem como objetivo regulamentar valor cobrado pela fornecedoras de energia elétrica. Este ano a desculpa utilizada para o aumento da tarifa foram a baixa eficiência das usinas hidroelétricas, devido ao baixo nível da água, fazendo com que fosse necessário a compra de energia de termelétricas. Além disso a valorização do dólar também está sendo considerado nas contas, uma vez que impacta no preço do Kw de Itaipu.

A energia elétrica é um recurso básico para qualquer família. Qualquer aumento em seu valor significa automaticamente comprometer a renda e aumentar as dívidas e o aperto no final do mês. O impacto é ainda mais drástico quando a burguesia despeja a conta de sua crise nas costas dos trabalhadores, reduzindo os salários e aumentando as filas do desemprego. Enquanto isso enchentes e secas vão e vem, ano após ano, a infraestrutura para geração de energia está cada vez mais ultrapassada, ineficiente e insuficiente, sem nenhum investimento, apesar do aumento anual da tarifa.

O valor baixo e acessível deveria ser a prioridade no fornecimento de energia para a população, assim como de todo serviço básico para a reprodução da vida e da força de trabalho. Porém só será possível garantir que empresas como a CPFL estejam de fato a serviço da população quando estas estiverem sob controle dos trabalhadores e usuário, e não nas mãos de burocratas e políticos corruptos que gerenciam sob as ordens dos grandes empresários .


Temas

Campinas    Tarifa



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias