×

Pandemia | Mais da metade dos municípios não registram mortes por Covid-19 em setembro

Segundo dados de um pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, 3.274 cidades do país não notificaram as mortes por Covid-19, tratando-se do maior índice de subnotificação desde maio de 2020.

quinta-feira 7 de outubro de 2021 | Edição do dia

IMAGEM: Geraldo Bubniak/Agência de Notícias do Paraná

Em meio a pandemia que segue ceifando vidas diariamente ao mesmo tempo que os serviços de saúde seguem se precarizando, assim como a qualidade de vida e, consequentemente a saúde das pessoas no país, milhares de municípios não registraram suas mortes decorrentes da doença no último mês.

Segunda os dados de Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa, 58% dos municípios brasileiros, ou seja, 3274 cidades, não notificaram as mortes por Covid-19 em Setembro, representando um aumento de 31,8% em relação as 2484 que não registraram em agosto.

O levantamento aponta também que a maioria desses municípios possuem menos de 10 mil habitantes, cerca de 57,5% do total, enquanto 13 cidades com mais de 100 mil habitantes não apresentaram informações deste tipo.

A pandemia segue sendo um problema com diversos efeitos, sendo Bolsonaro e Mourão, seus principais responsáveis, e com esse crescente número de cidades não notificadas sobre suas mortes por covid-19 atrelados a precarização da saúde doença poderá cobrar um preço caro.

Leia também: Brasil de Bolsonaro é o segundo pior país do mundo em mortes de crianças por Covid-19




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias