×

Conciliação para as eleições 2022 | Lula diz que tem banqueiro e empresário ao seu lado

Depois de jantar com o golpista picolé de chuchu ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no último domingo, Lula continua a acenar favoravelmente aos capitalistas, mostrando que pode ser um bom gestor de seus negócios.

quinta-feira 23 de dezembro de 2021 | Edição do dia

Foto: Bruno Santos/Folhapress

Em discurso no evento Natal dos Catadores, na noite da última quarta-feira (22/12) Lula voltou a acenar ao setor do mercado financeiro, buscando acalmá-lo frente a uma possível vitória no pleito presidencial em 2022.

"Esse dia de hoje está muito interessante, porque aqui a gente tem banqueiro, que já não é mais banqueiro, que está ao nosso lado nessa briga por reconstruir a democracia. [...] Nós temos aqui empresários, que não vou citar o nome para não expor ninguém, que estão preocupados em conhecer como é a vida de vocês, como vocês vivem, porque a gente precisa humanizar o povo brasileiro".

Pode te interessar: Jantar de Lula e Alckmin, a conciliação petista agora com o neoliberalismo

"Quando todo mundo estiver recebendo um salário, um dinheirinho, eles vão perceber que a vida vai melhorar para quem trabalha, vai melhorar pro dono do pequeno comércio, para o banqueiro. Eu sou a pessoa que os banqueiros menos gostam, mas vocês sabem que nos meus governos e nos da Dilma quantas pessoas nós colocamos no sistema financeiro, gente pobre? 70 milhões de pessoas. Significa que no governo do PT colocamos uma Argentina e uma Colômbia dentro do sistema financeiro. Essa gente deveria vir de joelho conversar com a gente, parar de ser arrogante, parar de achar que são gênios, que sabem mais do que os outros", afirmou ao final do seu discurso.

Veja também: Marcelo Freixo abraça Alckmin e o legado do golpe institucional

O que Lula não disse é que em seu governo os lucros dos banqueiros subiram mais de 8 vezes, empresas nacionais como Odebrecht, OAS, Camargo Correa viraram global-players, expandindo seu mercado e explorando mão de obra barata por África e América Latina, principalmente. Também nos governos do PT se aprofundaram as PPP’s (parceria público-privada), concessões de aeroportos para a iniciativa privada e um aumento exponencial do trabalho informal e das terceirizações.

Veja mais: 5 lições de 2021 para um novo ano de luta e resistência da nossa classe




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias