×

LULA ENCONTRA SARKOZY | Lula discute crise mundial com o representante da direita francesa, Sarkozy

quarta-feira 26 de agosto de 2015 | 00:00

Os ex-presidentes de Brasil e França, Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, conversaram nesta terça-feira sobre o momento político em ambos os países e a crise econômica mundial em breve reunião informal em São Paulo, conforme informou o Instituto Lula.

Representante da direita tradicional francesa, que reprimiu duramente os protestos e greves durante o conflito contra a reforma das aposentadorias na França em 2010, Sarkozy aproveitou a visita ao Brasil para se encontrar com Lula na sede do instituto.

"Sarkozy e Lula se tornaram amigos durante o período em que ambos ocuparam as presidências de seus países", segundo um comunicado do Instituto Lula.

Na reunião, que durou mais de uma hora, ambos também abordaram a situação da imigração na Europa, mas nenhum deu detalhes sobre os assuntos discutidos.

Os dois ex-presidentes tinham se encontrado pela última vez em outubro de 2011, quando Sarkozy recebeu Lula no Palácio do Eliseu durante uma visita do brasileiro a Paris, após concluir seu mandato, para receber um título de doutor honoris causa do instituto Sciences Po.

Diante da crise de François Hollande do PS na França, com um dos mais baixos índices de aprovação da história presidencial francesa (margem que Hollande conseguiu recuperar depois dos atentados ao Charlie Hebdo e ao restaurante judeu em janeiro), Sarkozy é um dos favoritos para a eleição de 2017. Tal como Dilma se havia encontrado com Merkel na semana anterior para travar grandes negócios de entrega de recursos estratégicos com a chanceler, em sinal de "boa amizade" com o governo alemão que considerou Dilma "uma presidente legitimamente eleita", Lula começa a recompor laços com os políticos franceses, inclusive com Sarkozy, envolvido em vários escândalos de corrupção.

Esquerda Diário/EFE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias