×

Olimpíadas | Liberdade sexual causa rompimento de dupla olímpica, exacerbando moralismo e machismo

segunda-feira 15 de agosto de 2016 | Edição do dia

As desavenças entre a dupla brasileira de salto ornamental sincronizado da plataforma de 10 metros, Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira antecediam a Olimpíada Rio 2016. As duas chegaram aos Jogos sem conversar, mas a situação entre as atletas foi agravada devido uma situação tida, no mínimo, como moralista: no dia 09 de agosto, Ingrid levou para o quarto que dividia com Giovanna, na Vila Olímpica, o um atleta brasileiro Pedro Henrique Gonçalves da Silva. Após discussão, a atleta Giovana foi alocada em outro quarto e no dia seguinte reportou a situação ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Este comitê, inicialmente, quis tratar a questão de forma interna, para não deixar que o assunto se tornasse a pauta principal, pois a principal questão é a falta de medalhas para o país.

A atitude do comitê foi de uma abordagem educativa e não punitiva, mas evidenciando o machismo deste órgão olímpico o caso foi nomeado como caso Ingrid, além de tentar esconder o nome do atleta masculino envolvido. O machismo e o tabu em relação à liberdade sexual dos indivíduos, presente na sociedade, também se expressaram, pois o ocorrido tornou-se um escândalo, que gerou cisão entre os atletas da comissão olímpica brasileira.

Apesar de romances na Vila Olímpica serem considerados comuns e é historicamente sabido das práticas sexuais entre os atletas neste período de jogos, ao ponto do Comitê Olímpico ter feito o calculo para a distribuição de 450 mil preservativos – média de 45 por atleta, três por dia de competição – a reação moralista e machista do comitê fortalece a postura reacionária de vários indivíduos que julgam qualquer atitude libertária, principalmente se esta for de uma mulher e que, no caso, pode acabar se prejudicando justamente por ter se libertado das amarras conservadoras de um sistema opressor que também se faz presente dentro deste evento esportivo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias