@letparks
do Quilombo Vermelho
Num país em que cerca de 80% da população vive com menos de U$2,00 por dia, os bancos e especuladores acham por bem aumentar em quase 50% o combustível necessário para o aquecimento nas casas. O que as medidas do imperialismo nesse país revelam? E o que a resistência do povo haitiano nos diz da (...)
Frente ao enorme escândalo midiático e revolta massiva, foi ordenado que Trump reunisse novamente 102 crianças imigrantes que foram retiradas do convívio dos pais. Até a tarde de ontem (09), apenas 5 crianças tiveram esse destino, sendo que o prazo da decisão judicial é hoje (...)
A perspectiva de classe de Ciro fica clara quando alega que o problema da indústria brasileira não são os salários de trabalhadores, mas sim a política de câmbio e juros. Ora, qualquer trabalhador sabe que vive com muito menos do que o necessário para uma vida digna, com direito a saúde, educação e (...)
São milhares de mulheres que morrem por ano vítimas de abortos clandestinos. Mas um fenômeno aconteceu em homenagem a todas elas. Muitas outras milhares saíram às ruas na Argentina exigindo a legalização do aborto. As imagens não poderiam ser mais bonitas. E ainda que falem mais que mil palavras, uma (...)
Enquanto mais de R$1 trilhão por ano é pago em mesada para banqueiros, Temer ajusta as contas da educação mais um vez, agora retirando o direito à permanência estudantil de estudantes quilombolas e indígenas.
O exército ameaça reprimir mesmo ações parciais do dia de mobilização dos petroleiros, tiradas nessa segunda-feira (28/05), como preparação para a greve chamada para quarta feira (30/05). Enquanto alguns ainda pensam que a mobilização de caminhoneiros poderia ser um sopro à esquerda nos ventos da (...)
Em pronunciamento à nação, o presidente golpista Michel Temer anunciou cinco medidas para tentar chegar a um acordo com o movimento de caminhoneiros que se iniciou na quarta-feira (23/05). As medidas propostas pelo governo incorporam grande parte das reivindicações e fazem os trabalhadores pagarem a (...)
Temer acaba de assinar a Garantia de Lei e Ordem (GLO), que permite ao exército atuar nacionalmente como polícia. Mas em alguns bloqueios, o exército chega e se depara com manifestantes que pedem a intervenção militar, um discurso que em nada interessa aos trabalhadores. Entenda porque essa consígna (...)
Depois do lançamento do mais recente clipe de Childsh Gambino, "This is America", um amplo debate se abriu nas redes sociais. O único acordo é: o clipe é uma bomba de denúncia ao racismo. Mas é possível fazer denúncia de verdade sem falar da (...)
Adolfo Sachsida, conselheiro econômico de Bolsonaro, afirmou que as matérias de Sociologia e Filosofia diminuem o desempenho de Matemática dos estudantes do ensino médio. Ele está por trás da reacionária e persecutória política do Escola Sem (...)
A horrenda declaração do comandante do exército, general Eduardo Villas Boas, durante uma reunião sobre a atual intervenção no Rio de Janeiro, trouxe de volta o tema da ditadura, em sua exigência a que os militares e policiais recebam garantias de que não serão perseguidos por uma nova Comissão da (...)
Luciano Hang, dono da rede nacional de lojas Havan, havia prometido que soltaria 13 minutos de fogos caso Lula fosse condenado em 2ª instância, e assim o fez, enquanto dizia que a condenação mostra que "o Brasil é um país de trabalhadores e não de malandros". Uma rápida busca do nome da empresa no (...)
A prática de tortura e humilhação pela qual passaram milhares de crianças negras em nosso país foi motivo de riso para a elite brasileira na figura dos donos da marca Mulher do Padre. Essa elite não apenas ri, mas lucra rios de dinheiro com o racismo e com o encarceramento em (...)
No dia 17 de janeiro, os líderes da aldeia PV publicam nota denunciando o descaso das autoridades frente à situação enfrentada pela comunidade, de invasão e destruição pelo garimpo. Mas há muito mais forças interessadas no fim da aldeia do que apenas a exploração de minerais (...)
Após a onda de movimentos antimanicomiais vividos nos anos 80 no Brasil, o governo golpista de Temer volta atrás na história e decide manter as instalações que destroem os direitos humanos daqueles considerados loucos.
Mais uma crônica da vida real
Após apoiar o golpe de setembro de 2016 e com isso se tornar uma das principais figuras do reacionarismo racista, LGBTfóbico e machista da direita brasileira. Mas para os golpistas, a cara do governo não importa. O que importa de verdade é uma nova cara pro Regime brasileiro que consiga vender tudo (...)
Sabe aquelas marcas que aparecem nos uniformes de jogadores de futebol? Elas vão começar a aparecer também nos uniformes das crianças atendidas pelo ensino municipal de São Paulo. Só que elas não vão ganhar nada com isso. Pelo contrário.
Após se pronunciar contra a restrição do crime de trabalho escravo, Flávia Piovesan foi afastada do seu cargo de Secretária de Direitos Humanos. Ela mantém seu apoio ao governo golpista que a nomeou em 2017 ao cargo, mas é prova de que a oposição às medidas reacionárias do governo Temer se estende (...)
O Fundo de Financiamento Estudantil foi alterado nesta terça-feira (31) na Câmara dos Deputados. A principal novidade é que o plano agora foi alterado para 3 novas modalidades, que alteram suas características de acordo com a renda familiar. Em todos os casos, a dívida começa a ser paga logo após a (...)
Letícia Oliveira, roteirista do vídeo "Brasil: uma bandeira manchada de sangue negro e indígena", publicado em debate histórico sobre a independência de 7 de setembro, conta um pouco da experiência antes, durante e depois da publicação do (...)