Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Leaving Babylon de Disco Rebel e a arte que se propõe a ser

Dani Alves

Leaving Babylon de Disco Rebel e a arte que se propõe a ser

Dani Alves

Disco Rebel é rapper e produtor de Belo Horizonte e impulsiona a Posse Cutz, evento que promove a cultura urbana na cidade através do RAP e beats. Em seu EP lançado em 2021, Disco Rebel aborda diversos temas sociais da realidade da juventude, com diversas particularidades culturais da juventude belorizontina de forma que facilmente faz essa juventude se identificar. Nesse trabalho, o artista trás em Leaving Babylon, faixa que dá nome ao EP, um forte perfil de independência onde de forma muito sensível mostra nas letras as matrizes de uma arte que pode cumprir um grande potencial questionador e transformador.

"Estúdio não é pra fazer média
É pra fazer atrito
[...]
Essa eu fiz foi de suporte
Pra ver se o lado forte dos amigos não fraqueja quando o tempo esfria
Essa eu fiz fumando um forte
Meu mano não é sorte, nóis almeja o que conquista logo"

Rebel também tem um perfil de independência de classe forte nas suas letras, se distinguindo da justiça burguesa e da farsa da democracia eleitoral e confiança na resposta das urnas em 2022.

A coisa fica quente em Brasa, nessa faixa que faz arder fortes anseios da juventude como o direito ao próprio corpo, ao amor e a discussão de ideias de forma muito sincera e intensa!

O artista que cita Trotsky nessa faixa, mas também no conteúdo desse e de outros trabalhos, faz lembrar os ditos por Trotsky sobre o papel da arte, onde diz que "a arte verdadeira [...] se esforça por dar uma expressão às necessidades interiores da humanidade, tem que ser revolucionária, tem que aspirar a uma reconstrução completa e radical da sociedade, mesmo que fosse apenas para libertar a criação intelectual das cadeias que a bloqueiam e permitir a toda a humanidade elevar-se à alturas que só os gênios isolados atingiram no passado [...] só a revolução social pode abrir a via para uma nova cultura". [1]

Rebel e sua arte certamente se propõem levar consciência de ideias e paixão por anseios legítimos em batidas que fazem fritar no ritmo envolvente do EP. Muitas faixas expressam esses elementos, mas em Babylon Down se incendeia a beleza da vida e o espírito revolucionário no ritmo de quem tem certeza de um futuro comunista para a humanidade!

Fogo nesses patrões
Fogo nas plantações de soja trans adulterada
Fogo nesses playboy que vende erva por milhão
Fogo nessas milícia seja ou não usando farda
Tell Dem
Big up pros irmãos
Big up pra quem trampa e não atrasa lado
Big up pra quem luta pra fazer revolução
Na hora da ação cê pode crê tamo lado a lado

[1] Manifesto por uma Arte Revolucionária Independente


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [Luta de Classes]   /   [rap]   /   [Cultura]

Dani Alves

Comentários