×

Justiça para Jonathan Price, um homem negro assassinado pela polícia

Um policial Shaun Lucas atirou e matou Jonathan Price, de 31 anos, em Wolfe City, Texas. Sem justiça, sem paz.

quarta-feira 7 de outubro de 2020 | Edição do dia

Na noite de 3 de outubro, o policial Shaun Lucas atirou e matou Jonathan Price, de 31 anos, em Wolfe City, Texas. Price era um trabalhador da cidade e preparador físico que nasceu e cresceu em Wolfe City, e de acordo com a família, ele era amado e respeitado pela sua comunidade. A imprensa local informou que Price foi assassinado enquanto intervinha em uma briga. Sua mãe disse que isso estava de acordo com o caráter de seu filho; "Isso é o que ele sempre fez, tentou ajudar os outros. Ensinei-lhe isso durante todos os anos.”

O policial Shaun Lucas foi colocado em licença administrativa após o tiroteio, e desde 5 de outubro ele foi acusado de assassinato, aguardando prisão. Em um comunicado à imprensa, o Departamento de Segurança Pública do Texas descreveu como o oficial Lucas primeiro a agir, em seguida, atirou em Price enquanto ele tentava se afastar da briga, e da polícia. De acordo com o Departamento, "a investigação preliminar indicou que as ações do policial Lucas não eram questionavelmente razoáveis."

Os policiais tendem a atirar primeiro e fazer perguntas depois; perceber a ameaça como inerente à carne negra, e reagir com força letal. Como o policial Darren Wilson, que assassinou o adolescente Michael Brown em 2016, talvez o policial Lucas confundiu um homem negro com um "demônio" com "força sobre-humana".

Especulações sobre se os policiais individuais veem os negros como monstruosidades à parte, a questão da violência policial é maior do que a questão do que é ou não “questionavelmente razoável”. A supremacia branca não é um sistema objetivo ou razoável. E não se pode esperar que produza justiça para as próprias pessoas que assassinou.

Não há justiça a ser encontrada através de um processo judicial que se recusa a sequer entreter a possibilidade de assassinato depois que uma mulher negra é assassinada em sua própria casa pela polícia. E mesmo nas raras ocasiões em que os oficiais são acusados de assassinato, como Derek Chauvin foi, sua prisão não impede outros oficiais de cometer assassinato.

O sistema "Justiça" não pode ser confiável para se responsabilizar. O caminho mais claro para a justiça para Jonathan Price e outros negros que foram mortos pela polícia é acabar completamente com a violência policial. Isso significa desfinanciar, desmantelar e abolir a própria polícia e o sistema capitalista que o acompanha.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias