×

Racismo e xenofobia | Justiça decreta prisão temporária dos suspeitos do covarde assassinato de Moïse

Após covarde assassinato de Moïse, polícia do RJ prende temporariamente três suspeitos. Justiça por Moïse com a força das mobilizações!

quarta-feira 2 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

Na última segunda-feira, dia 31/01, se teve a notícia do covarde assassinato do jovem trabalhador congolês Moïse Kabangabe por 5 homens que o amarraram e espancaram, após ele cobrar sua diária atrasada ao patrão em quiosque na Barra da Tijuca. A área do assassinato é conhecida por ser uma área de milicianos.

Na terça-feira, um homem chamado Alisson Cristiano Alves de Oliveira, de 27 anos, fez um vídeo se entregando à polícia, e alegando que participou do assassinato, entretanto que não teve a intenção de matá-lo. A partir daí, a polícia do Rio prendeu mais dois suspeitos, conhecidos como Tota e Belo.

A Justiça do Rio decretou prisão temporária para os três suspeitos, sendo acusados pelo crime de homicídio duplamente qualificado, por impossibilitar a defesa da vítima e por uso de meio cruel.

Leia também: A morte de Moïse é a expressão concreta da violência ​que significa a reforma trabalhista

O racismo e a xenofobia, potencializados pela cada vez maior precarização do trabalho e pelo governo de Bolsonaro e Mourão, são elementos de dominação da sociedade capitalista, que matam um trabalhador negro e imigrante que vai cobrar o patrão. Por sua vez, poder judiciário e as forças policiais, desde sua formação, são profundamente racistas e elitistas, e são o resguardo para a defesa da burguesia. Prova disso são os um terço de presos, em sua maioria negros, sem julgamento, e o assassinato cotidiano de negros e jovens periféricos pelos fuzis da polícia.

Não podemos confiar nessa justiça, que inclusive só iniciou investigação após amplo apelo popular.

Confira a declaração de Letícia Parks: Letícia Parks: precisamos de atos por todo o país para arrancar justiça por Moïse Kabamgabe

É necessário impor a justiça por esse assassinato com a força das mobilizações de rua e do movimento negro, como foi nos EUA com o assassinato de George Floyd.
Que todas os sindicatos, organizações estudantis, movimentos negros e de imigrantes e partidos de esquerda convoquem atos em todo o país para exigir justiça!!

Confira o apoio de trabalhadores à #justiçaporMoise: Trabalhadores em diversos locais de trabalho se manifestam por Justiça para Moïse




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias