Política

Juiz determina soltura de Lula

O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Federal de Curitiba, determinou às 16h15 desta sexta-feira, 8, a imediata expedição de alvará de soltura do ex-presidente, menos de 24 horas depois de o Supremo declarar inconstitucional a prisão em segunda instância.

sexta-feira 8 de novembro| Edição do dia

Um ano em meio após a prisão arbitrária de Lula, o ex-presidente será libertado no dia de hoje. Após a decisão do STF que barrou a execução da pena provisória com condenação em segunda instância, era apenas questão de horas para a liberdade. Pela manhã seus advogados de defesa já haviam protocolado o pedido de liberdade que foi agora aceito.

Entretanto, isso não significa que Lula terá seus direitos políticos restituídos. O processo fraudulento contra Lula se mantém, agora com o STF possuindo as ferramentas para condicionar a atuação do ex-presidente.

O STF foi e é parte integral do avanço do golpismo e seu projeto de aumentar a exploração dos trabalhadores no país. Desde o começo da operação Lava Jato o Esquerda Diário e o MRT se opuseram frontalmente a seu golpismo e subserviência a interesses capitalistas. Fizemos isso sem prestar nenhum apoio político a Lula e ao PT. As mensagens da Vaza Jato confirmaram o que nós e muitos outros afirmávamos, se tratava de operação politicamente interessada e autoritária.

O STF e o restante do bonapartismo institucional permanecem espremido entre o dilema de ter de retroceder no legado político do golpe, impõe as derrotas a Lava Jato, ao mesmo tempo que busca conservar e aprofundar os ataques econômicos. A situação de Lula é um fator chave para conferir maior legitimidade para as eleições, o que pode ser tanto um problema para os golpistas como também uma medida de emergência para acalmar os ânimos e dar mais legitimidade para um regime carcomido pelo golpe.

É possível e necessário avançar para exigir anulação de todos processos da Lava Jato, impor que todos casos de corrupção sejam julgados por júri popular, que todos juízes sejam eleitos e ganhem como uma professora, e partir do questionamento ao racista e golpista judiciário possamos avançar contra cada medida contra a educação, a saúde, as aposentadorias e direitos trabalhistas já votadas ou em tramitação.




Tópicos relacionados

Julgamento de Lula   /    Operação Lava Jato   /    Lula   /    Política

Comentários

Comentar