Lutar pelos comuns ou pelo comunismo? Um contraponto com o autonomismo e a obra de Silvia Federici a partir do feminismo socialista.
A guerra na Ucrânia e o confronto com a Rússia marcam a próxima reunião de cúpula da OTAN.
Uma onda de sindicalização percorre os Starbucks nos Estados Unidos, onde 70% da força de trabalho são mulheres e 48,2% correspondem a pessoas racializadas ou descendentes de povos originários.
Alguns debates marxistas sobre a Primeira Guerra Mundial que nos permitem pensar sobre os problemas atuais.
Reproduzimos abaixo fala de Josefina Martínez, autora do livro "Nós mulheres, o proletariado", originalmente com o título espanhol "No somos esclavas!", em sua live de lançamento.
Poucos dias após a invasão das forças armadas russas em território ucraniano, os estados imperialistas europeus usam a guerra como desculpa para realizar um rearmamento histórico que só pode trazer consequências terríveis para os povos do (...)
A publicação em espanhol do livro de Marcello Musto, Karl Marx, 1881-1883. A última viagem do mouro (México, Siglo XXI, 2020) e sua recente tradução para o catalão (L'últim Marx. Uma biografia política, Tigre de Paper, 2021) reabriram o debate sobre o último período da vida e obra de Marx. A boa (...)
Entrevista com o sociólogo Razmig Keucheyan sobre seu livro “Necessidades Artificiais” (Akal, 2021).
Apresentação na mesa "Estratégias em debate em um mundo em crise" na IV Conferência Internacional Marxista Feminista.
O nome do filme é Pride: Orgulho e Esperança. Um filme que emociona até as lágrimas, um filme poderoso que não se deve perder. Pride se baseia na história do grupo LGSM (Lesbians and Gays Support the Miners), criado em 1984 em Londres para apoiar a grande Greve dos mineiros britânicos durante o (...)
A saída de Pablo Iglesias, importante líder do partido Podemos, no Estado Espanhol, definitivamente marca um ciclo na política local, e é um marco importante na trajetória do neorreformismo em escala mundial. Em sua última entrevista pública, Iglesias se comparou ao líder histórico do Partido (...)
As mobilizações pela liberdade do rapper Pablo Hasél e a repressão policial a partir das ordens do governo do PSOE-Podemos, assim como do governo da Generalitat na Catalunha, deixam encurraladas tanto a narrativa “progressista” do governo central, como a da direção do independentismo (...)
As contribuições de Friedrich Engels para o feminismo socialista e a luta das mulheres.
Abaixo, reproduzimos um artigo de Josefina Martínez que, de Madri, revê alguns debates atuais sobre a esquerda espanhola, mas que vão muito além de suas fronteiras.
Na Espanha, na Itália, na França e em outros países, começa-se a falar em uma "desescalada", com planos dos governos de sair dos estágios de confinamento em massa e retomar a atividade econômica, se a crise da saúde for superada. Mesmo assim, calcula-se que isso levará vários meses e fica claro que já (...)
A crise do coronavírus e a recessão global estão exacerbando o nacionalismo reacionário dos Estados imperialistas. O espíritu de “América first” de Donald Trump parece ter se expandido como um vírus. Como oposição, a classe operária mundial é a única força social que pode dar uma saída progressiva a esta (...)
Depois do anúncio de fechamento dos centros educativos em várias cidades espanholas para prevenir o contágio do coronavírus, se aprofunda uma crise social e de atendimento que afeta especialmente as famílias trabalhadoras.
Um fracasso heróico. O Brexit e a política da dor (Capitán Swing, 2020) é o último livro de Fintan O’ Toole, comentarista político e crítico literário irlandês, editor literário do The Irish Times.
A questão da relação entre classe e identidades está presente nos debates da esquerda em vários países, tomando diferentes formas e matizes. Neste artigo, nos concentramos na leitura do livro Mistaken Identity: Race and Class in the Age of Trump (Verso, 2018) de Asad Haider e em algumas polêmicas que (...)
Em 15 de janeiro de 1919, durante a Revolução Alemã, foram assassinados Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht sob a repressão do governo socialdemocrata contra os conselhos operários.