×

CORONAVÍRUS | Já são 92 mortes no Brasil por Covid-19. É necessário testes massivos já!

sábado 28 de março de 2020 | Edição do dia

Chegamos à triste marca de 92 mortes pelo novo coronavírus no Brasil, e o número de infectados oficiais já está 3.417 casos. O balanço de hoje, segundo o Ministério da Saúde, tem 15 mortos a mais, o que representa um aumento de 19% no número registrado no dia anterior. Outro dado importante do relatório é que a taxa de letalidade no brasil está em 2,7% (a quinta maior taxa do mundo). São Paulo concentra a maior parte dos casos, 1223. O rio de janeiro também apresenta uma grande quantidade de casos, 493.

O relatório que marcou o primeiro mês apontava 77 mortes e 2.915 casos confirmados. O número de mortes aumentou em 19% e o de casos 17% comparados com o dia anterior. O ministério da Saúde também aponta 116 pacientes internados e outros 148 pacientes na UTI.

Diante desse quadro é preciso pensar as medidas que o governo vem adotando:

Bolsonaro decide não combater a covid-19 e centra fogo numa campanha de polarização e negacionismo da pandemia. Os custos dessa campanha mórbida contra a quarentena pagaria 10 mil dias de internação no SUS. O governo irresponsavelmente gasta R$ 4,8 milhões com propaganda anti-científica ao invés de melhorar a estrutura da saúde pública.

As quarentenas voluntárias ou o isolamento social, são medidas insuficientes. Aprofundar esse isolamento sem que testes massivos sejam adotados como uma das táticas principais para enfrentar a Covid-19 é lutar contra um inimigo invisível. É entrar numa batalha sem ter ideia de onde o inimigo está. Ou seja, temos a tecnologia para mapear onde estão os doentes, e o estado poderia girar todas as suas forças para realizar uma quarentena racional. Entretanto, o governo prefere seguir o método insuficiente e medieval da quarentena para todos, ou no caso do bolsonarismo mais extremado, prefere defender o “deixa acontecer naturalmente”, brincando com a possibilidade de mortes de centenas de milhares, sem se importar com qualquer mapeamento. E o pior disso tudo é que já sabemos que 80% dos infectados pelo novo coronavírus transmitem o vírus, mas apresentam sintomas leves... Mas, como esperar que informações científicas tenham alguma importância para esse governo?

Nós do Esquerda Diário defendemos que os trabalhadores tomem a frente do planejamento de toda a produção, nesse momento de pandemia. Os trabalhadores conhecem as suas necessidades, mais do que ninguém e precisam dar um chá de realidade para Bolsonaro, Guedes, Mandeta e companhia. Devemos girar todos os esforços para que tenhamos leitos, máscaras e respiradores e testes. As fábricas e toda a capacidade produtiva do país precisa ser controlada pelos trabalhadores para garantir vidas.

Nossas vidas valem mais que o lucro deles!

* * * * * * * * *
CORONAVÍRUS: ENVIE SUA DENÚNCIA
Contato / WhatsApp / Signal / Telegram: +55 11 97750-9596
E-mail: [email protected]

Contribua com o Esquerda Diário!

Siga o Esquerda Diário nas redes sociais!
Youtube: Esquerda Diário
Instagram: @EsquerdaDiarioOficial
Twitter: @EsquerdaDiario
Facebook: Esquerda Diário




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias