×

TST | Ives Gandra Filho, defensor das reformas, deixa Presidência rotativa do Tribunal Superior do Trabalho

A mudança no TST, que acontece a cada 2 anos, ocorre em um momento de tensão no tribunal após a votação da Reforma Trabalhista: há diversos questionamentos e o tribunal deverá votá-los assim que João Batista Brito Pereira assumir a presidência.

sexta-feira 23 de fevereiro de 2018 | Edição do dia

A presidência do Tribunal, que tradicionalmente fica com os ministros mais antigos, é quem decide a pauta. As decisões sobre a reforma trabalhista estão travadas esperando a posse do novo presidente, dentre elas está a votação se a Reforma Trabalhista pode tirar direitos de contratos de trabalho firmados antes de 11 de novembro de 2017, data que a reforma começou a vigorar.

O antigo presidente foi alvo de diversas polêmicas, dentre elas foi alvo de nota pública de juízes envolvendo sua defesa da reforma trabalhista em 2016, mostrou-se como um dos principais defensores da reforma na véspera de sua votação e ainda destilou elitismo e racismo em suas posições.

O novo presidente do TST, Brito Pereira, é historicamente reconhecido como conciliador e de caráter técnico. Indicado ao tribunal superior ainda na época de FHC, não se sabe como se posicionará frente às polêmicas da reforma trabalhista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias