×

STF | Indicação de Andre Mendonça é aprovada pela CCJ e agora segue para plenário do Senado

Indicação de André Mendonça ao STF foi aprovada por 18 votos a 9, na CCJ do Senado, e agora a votação seguirá para o plenário. A votação do indicado por Bolsonaro deve ocorrer ainda nesta quarta (1/12).

quarta-feira 1º de dezembro de 2021 | Edição do dia

(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Mendonça foi chefe da Advocacia-Geral da União (AGU) e foi indicado por Bolsonaro para a vaga de Marco Aurélio Mello. Ele foi sabatinado por 8 horas na CCJ, após sua sabatina ter demorado meses para ser agendada.

Mendonça fez um discurso demagógico, dizendo que não seria um ativista e que iria defender o estado laico, apesar de ser o ministro "terrivelmente evangélico" que Bolsonaro havia prometido indicar ao STF. Ele disse ainda que não houve derramamento de sangue para se conquistar a democracia no Brasil, ignorando os milhares de mortos pela ditadura empresarial-militar de 1964 até 1985, e também desconsiderando os milhares de jovens negros mortos nas periferias brasileiras durante o atual período democrático no país.

Ele defendeu ainda o uso da Lei de Segurança Nacional (LSN) para a perseguição de opositores do presidente Jair Bolsonaro, e que Mendonça foi responsável por aplicar quando foi ministro da Justiça e da Segurança Pública.

A relatora da indicação, a senadora Eliziane Gama (Cidadania), fez um relatório favorável a Mendonça e disse ainda que seria necessária que ele precisará de "grandes responsabilidades para com o Estado laico e a democracia", o que chega a ser risível sendo direcionado a alguém apoiado por Bolsonaro e pela bancada evangélica.

Leia mais:

Quem é Andre Mendonça, o ministro terrivelmente evangêlico de Bolsonaro?

Demagogia nojenta e mentirosa: Mendonça defende estado laico e democracia em sabatina




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias