×

LEON TRÓTSKI | Ideias de Trótski são tema de evento em Cuba

De 6 a 8 de maio acontece o "Primeiro evento acadêmico sobre León Trotsky", organizado pelo Instituto Juan Marinello de Cuba. O evento conta também com o apoio do Museu Casa León Trotsky, do México, do Centro de Estudos Pesquisas e Publicações León Trotsky (CEIP Argentina-México, ligado à rede internacional de diários da qual faz parte o Esquerda Diário) e outros centros de pesquisa.

quarta-feira 8 de maio de 2019 | Edição do dia

O encontro reúne uma centena de participantes de Cuba e diversos países do mundo.

Entre os participantes destacam-se intelectuais e pesquisadores especialistas na obra de Trótski, como Susy Weissman, Robert Brenner, Paul LeBlanc e Eric Toussaint, que fizeram exposições na primeira mesa do dia.

O dia de debates terminou com a apresentação do livro Trótski no espelho da história, do historiador peruano Gabriel García Higueras.

A importância do evento é evidente, pois se trata de uma atividade dedicada a refletir e debater sobre o legado de León Trótski, que era um verdadeiro tabu na ilha. Destaca-se a participação de jovens estudantes e pesquisadores cubanos, interessados em conhecer as ideias do fundador do Exército Vermelho.

Na terça-feira aconteceu a estreia do documentário sobre Trótski "O homem mais perigoso do mundo", da diretora Lindy Laubman, com a assessoria histórica de Susy Weissman. Esta realização conta com imagens inéditas.

Uma importante exposição fotográfica sobre o revolucionário russo, a cargo do Museu Casa León Trotsky, foi também inaugurada na sede do evento.

Durante todos os dias do evento haverá mesas de debate e apresentações de livros. Hoje (8) é apresentado o livro Escritos Latino-americanos, do CEIP León Trotsky, por parte de Pablo Oprinari.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias